Pular para o conteúdo principal

Você está cuidando do seu sistema imunológico?

Todo ambiente é repleto de patógenos e o nosso objetivo como ser humano é sobreviver, principalmente a esses fatores externos. O corpo se adapta por meio de um processo chamado climatização, os hormônios são alterados para manter a temperatura corporal, mantendo a homeostase (o equilíbrio do organismo).

O sistema imunológico é a nossa defesa, com o objetivo de nos proteger contra tudo que é estranho, conhecido como o sistema mais complexo dos seres humanos e estando em toda a parte do corpo, sempre em movimento e mudando a cada inimigo que enfrenta desde o nosso nascimento. 

O DNA traz a energia ancestral na concepção, com traços do temperamento, além de formar o esqueleto energético composto por meridianos, chakras e pontos de acupuntura, e com muitas outras informações de tendências a patologias. A memória do sistema imunológico da mãe é transmitida ao filho pela placenta, protegendo o bebê no início da vida.

Assim como cada ser humano, cada sistema imunológico também é único.

A pele é fundamental para o sistema imunológico, é o maior órgão do nosso corpo e tem células especializadas em criar uma barreira entre nós e o ambiente. A
 camada mais externa da pele é firme e as células unidas fortemente, porém permeáveis, mas ao romper essa camada superior, o fator patógeno gera reação imediata, o sangue é direcionado para a área lesionada e os glóbulos brancos causam a inflamação (sinal que as células imunológicas estão fazendo o seu trabalho), e a pele se regenera constantemente.

A capacidade do sistema imunológico nos proteger depende da saúde do todo. Por isso, é fundamental reforçarmos os cuidados abaixo: 

  • Beba água (A água é fundamental para a função imunológica e regulada pelo cérebro e rins. A desidratação obstrui o sistema, de forma que a "limpeza" não consegue ser feita, levando a uma infecção);
  • A exposição a natureza, 
  • Manter o corpo aquecido (evitando friagem e vento),
  • Prática regular de atividade física, 
  • Boa alimentação, 
  • Sono de qualidade, 
  • Manejo do estresse, 
  • Consciência das ideias e sentimentos, buscando satisfação pela vida (esse é um padrão vibratório que nos favorece).
  • Expressar as emoções (estimularmos os chakras laríngeo ao desobstruirmos a glândula tireoide, e o cardíaco, demonstrando a afetividade e desobstruindo energeticamente a glândula timo). Para saber mais, acesse: A importância de expressar as emoções

Todos estes fatores acima "treina" e fortalece o sistema imune, principalmente as células T, que nascem na medula óssea, migram para a glândula timo (chakra cardíaco), com memória para identificar e matar os agentes nocivos à saúde como os vírus, que sofrem constante mutação para "enganar" e penetrar no sistema.

Os pontos de acupuntura quando estimulados na pele, são ricos em ramificações nervosas, vasos sanguíneos e receptores neuroquímicos fortalecendo a energia do Pulmão e Intestino Grosso, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura, regem a pele e a troca com o meio externo, reforçando o sistema imunológico. A acupuntura age no aspecto físico, mental e emocional promovendo mais qualidade de vida e bem-estar. 

É no outono, se estendendo para o inverno, as épocas do ano em que o nosso sistema imunológico sofre com o vento e o frio, apresentando aumento na frequência de diversos problemas respiratórios, como: gripe, asma, bronquite, rinite, alergias, sinusites, etc. (Para saber mais, acesse: Outono e Acupuntura e O Inverno e a Acupuntura).

Os surtos mais letais de vírus ao longo da história, vieram de animais selvagens, atualmente se disseminam mais em populações maiores e com maior contato físico. Vírus são patógenos agressivos e perigosos, que invadem a célula (unidade básica da vida), a captura e faz várias cópias do vírus para a corrente sanguínea, e assim se espalha para toda a população em uma velocidade muito rápida, causando infecções, muitas vezes mortais.

Acupuntura, Reiki e Floral de Bach também podem ajudar em situações pandêmicas, inclusive reconhecido e indicado pelo Conselho Nacional de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e pela Organização Nacional da Saúde. (Para saber mais, acesse: Acupuntura preventiva e pós viral).

Portanto, não se esqueça de cuidar do seu sistema imunológico.



Por Suellen do Espírito Santo

Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Aromaterapeuta, Terapeuta Floral e Reiki Master.

Comentários

  1. Suellen, particularmente pra mim, esta sua postagem foi uma verdadeira aula. 🤗🤗🤗🤗Gratidão sem fim por compartilhar tantos ensinamentos valiosos. Esta postagem foi uma verdadeira consultoria viu? Que Deus te abençoe infinitamente. 🙏💕🙏💕🙏💕🙏💕🙏💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico imensamente feliz que você tenha gostado, é um prazer contribuir de forma positiva para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Obrigada pela mensagem, pelo carinho, por me acompanhar aqui no blog e nas redes sociais. Um excelente dia!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...