Segundo a Teoria dos Cinco Elementos, o universo é regido pelos elementos: Água, Fogo, Terra, Metal (Ar) e Madeira. No outono, entramos em contato com a energia do elemento Metal, representado pelo órgão Pulmão e pela víscera Intestino Grosso, que fazem a correlação yin e yang, se completam e cada um deles possui um meridiano correspondente no corpo humano.
Nessa época do ano, pertencemos a natureza e seguimos o ritmo dela, portanto assim como as folhas das árvores amarelam, secam e caem, o mesmo ocorre com a gente, perdemos mais fios de cabelo e pelos corporais, a pele tem a tendência a estar mais seca, pois é uma fase de renovação.
Quando as nossas emoções estão em desequilíbrio, nesta estação do ano, gera melancolia, tristeza e angústia. É necessário ficarmos ainda mais atentos com pessoas depressivas.
O Pulmão está propenso a sofrer com perdas afetivas e com a secura do outono, assim como a pele que está diretamente ligada a força do sistema imunológico.
O frio e vento externo tem a possibilidade de invadir o corpo que está com a temperatura quente, gerando diversos problemas respiratórios como gripe, asma, bronquite, rinite, alergias, sinusites, etc.
A acupuntura pode te ajudar tanto no ponto de vista emocional, como no ponto de vista físico, a aumentar o sistema imunológico.
Acesse: Rinite, Sinusite e Acupuntura , Acupuntura e Aromaterapia no Tratamento da Depressão
Dicas da estação:
- Aumente a ingestão de líquidos quentes como chás e caldos,
- Hidrate a pele todos os dias,
- Tenha uma boa noite de sono,
- Cuide da sua alimentação,
- Se agasalhe principalmente no início e no final do dia (quando normalmente as temperaturas são mais baixas).
- Faça inalação: Ferva uma caneca de água quente, apague o fogo, coloque orégano e inale o vapor de água ou faça uso de óleos essenciais devidamente orientado em minhas sessões.

Em seguida vem o inverno, época de introversão, de auto análise, de traçar estratégias, de cuidar de si próprio, de aconchego.
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Comentários
Postar um comentário