Pular para o conteúdo principal

O Outono e a Acupuntura


Segundo a Teoria dos Cinco Elementos, o universo é regido pelos elementos: Água, Fogo, Terra, Metal (Ar) e Madeira. No outono, entramos em contato com a energia do elemento Metal, representado pelo órgão Pulmão e pela víscera Intestino Grosso, que fazem a correlação yin e yang, se completam e cada um deles possui um meridiano correspondente no corpo humano.

Nessa época do ano, pertencemos a natureza e seguimos o ritmo dela, portanto assim como as folhas das árvores amarelam, secam e caem, o mesmo ocorre com a gente, perdemos mais fios de cabelo e pelos corporais, a pele tem a tendência a estar mais seca, pois é uma fase de renovação.

Quando as nossas emoções estão em desequilíbrio, nesta estação do ano, gera melancolia, tristeza e angústia. É necessário ficarmos ainda mais atentos com pessoas depressivas.

O Pulmão está propenso a sofrer com perdas afetivas e com a secura do outono, assim como a pele que está diretamente ligada a força do sistema imunológico.

O frio e vento externo tem a possibilidade de invadir o corpo que está com a temperatura quente, gerando diversos problemas respiratórios como gripe, asma, bronquite, rinite, alergias, sinusites, etc.
A acupuntura pode te ajudar tanto no ponto de vista emocional, como no ponto de vista físico, a aumentar o sistema imunológico. 

Acesse: Rinite, Sinusite e Acupuntura , Acupuntura e Aromaterapia no Tratamento da Depressão

Dicas da estação:

  • Aumente a ingestão de líquidos quentes como chás e caldos, 
  • Hidrate a pele todos os dias,
  • Tenha uma boa noite de sono,
  • Cuide da sua alimentação,
  • Se agasalhe principalmente no início e no final do dia (quando normalmente as temperaturas são mais baixas).
  • Faça inalação: Ferva uma caneca de água quente, apague o fogo, coloque orégano e inale o vapor de água ou faça uso de óleos essenciais devidamente orientado em minhas sessões.

Em seguida vem o inverno, época de introversão, de auto análise, de traçar estratégias, de cuidar de si próprio, de aconchego.



Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...