Pular para o conteúdo principal

Acupuntura trata Rinite, Sinusite e Alergias.

Com o frio chegando observamos o aumento da incidência da rinite e da sinusite em todas as faixas etárias, principalmente nas crianças. Citamos aqui algumas dicas para ajudar quem sofre destes desconfortos!

Rinite é o nome dado a infecção nas mucosas nasais, normalmente aguda, causada por vírus, comum no outono, inverno e primavera. A Medicina Tradicional Chinesa se refere a rinite como a Invasão de vento frio ou vento calor predisposta devido o enfraquecimento do sistema imunológico (Qi defensivo) e a deficiência da energia do Pulmão.

O sinal principal é corrimento nasal líquido e claro que com o passar do tempo se torna espesso e purulento, entupindo o nariz. Pode haver espirros, febre, dor no corpo, ardor no nariz e dor de garganta.

Uma rinite sazonal, também conhecida como "febre do feno", é considerada uma alergia caracterizada por alergênicos presentes no ar ou no ambiente e por aparecer somente em certas épocas do ano.

Os sintomas são:
  • Espirros,
  • Prurido nasal,
  • Coriza,
  • Olhos lacrimejando.
  • Poderão apresentar sintomas persistentes ao longo de todo o ano.
As reações alérgicas também são consideradas invasão de vento na Medicina Tradicional Chinesa. As reações incluem os alergênicos presentes no ar e aqueles presentes nos alimentos e bebidas. A Rinite pode evoluir para uma sinusite, que é a infecção na mucosa dos seios da face, tem caráter crônico e está ligada a retenção de fleuma frio ou fleuma calor. Pode gerar dor facial, cefaleia, dor de ouvido e dores no corpo.

A acupuntura fortalece o sistema imunológico, equilibrando a energia do Pulmão, tratando não apenas os sintomas e sinais mas a causa da Rinite. Dessa forma evitamos as demais complicações pois é retirado do organismo as condições favoráveis a proliferação dos vírus, prevenindo e diminuindo as intercorrências.

Uma constituição debilitada devido a hereditariedade de problemas respiratórios, estresse físico ou emocional relacionado principalmente ao sentimento de tristeza podem agravar os sintomas.


Dicas contra a rinite, sinusite e alergias:
  • Mantenha uma dieta sem alimentos gordurosos e com pouca ingestão de leite e seus derivados (pois esses alimentos aumentam a fleuma agravando os sintomas);
  • Evite bebidas com muito corantes e conservantes ou que sejam muito industrializados;
  • Retirem cortinas, tapetes e bichos de pelúcia do ambiente pois os mesmos retém facilmente a poeira;
  • Coloquem os travesseiros no sol frequentemente para eliminar os ácaros;
  • Mantenha a casa limpa e arejada;
  • Procure ficar longe das fumaças como um todo (inclusive de cigarro) e sempre que possível saia da poluição e respire ar puro.
  • Lembra quando nossas avós usavam lenços no pescoço? Sempre tenha por perto um lenço para proteger a parte de trás do pescoço sempre que houver frio ou vento, pois este é o local onde o vento penetra no corpo. Além de tornar o seu visual sofisticado, é confortável e protege nossa saúde.
  • Ao entrar em contato com os animais de estimação em seguida lave bem as mãos evitando que os pelos e penas (que também são fatores alergênicos) permaneçam em contato por um longo período de tempo. 
  • Faça algo para amenizar as pressões do dia-a-dia, fazendo com que você se sinta bem. Investir na sua higiene mental também deve ser prioridade: Ler um livro, ver filmes, fazer atividades físicas, ter momentos de lazer. O sentimento de alegria também fortalece o sistema imunológico! 
Ah! E se precisar, a Acupuntura também está a disposição para ajuda-lo! 
Até mesmo as crianças também podem ser tratadas com métodos não invasivos, se assim preferirem. Venha conferir! 


Por Suellen do Espirito Santo 
Profissional de Educação Física 
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...