Pular para o conteúdo principal

Acupuntura e Aromaterapia no Tratamento da Depressão

Atualmente o Brasil é o país com maior índice de depressão da América Latina, segundo os índices apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais precisamente, cerca de 5,8% da população. A taxa global é de 4,4%.

Depressão é uma doença psiquiátrica que acomete pessoas de todas as idades, porém as mulheres são mais vulneráveis devido a oscilação hormonal do período fértil.

Sinais e sintomas da depressão:

  • Forte tristeza e desesperança constante sem motivo aparente;
  • Dor emocional que pode afetar (por falta ou excesso) o sono, o peso e o apetite;
  • Autoestima baixa;
  • Deixa de demostrar interesse, inclusive em atividades que antes proporcionava prazer;
  • Não apresentam força para mudar a situação, devido a fadiga intensa e constante;
  • Sentimento permanente de inutilidade;
  • Problemas na concentração;
  • Ideias suicidas;
  • Alteração da libido.

Existem graus de intensidade e duração da depressão, classificadas como: leve, moderado e severa. Se trata de um desequilíbrio bioquímico do cérebro em que há a diminuição da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, dopamina entre outros. 

Causas da depressão:

  1. Hereditariedade,
  2. Estresse,
  3. Acontecimentos traumáticos,
  4. Uso de drogas,
  5. Algumas doenças (Ex.: hipotireoidismo - A tireoide produz o T4, que dá ritmo ao bom funcionamento do organismo).


Para que essa situação seja superada é importante o apoio dos familiares e amigos próximos, nos casos mais graves, quanto a:

  • Alimentação saudável,
  • Higiene pessoal, 
  • Atividade física regular,
  • Necessidade de interação com outras pessoas. 
  • Evitar automutilação e suicídio.

É importante o acompanhamento do psicólogo e psiquiatra, se necessário, haverá a indicação do medicamento adequando, porém a acupuntura e a aromaterapia podem ajudar nesta caminhada. 

É cientificamente comprovado e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a eficácia da acupuntura em casos de depressão ao estimular a conexão dos nervos gerando diversos benefícios, entre eles a inibição da dor e aumento da serotonina no cérebro; e da aromaterapia, (podendo ser utilizada em diversas formas: no difusor, no banho, no aromatizador, na massagem, no travesseiro, etc.) atinge o sistema límbico do cérebro, responsável por controlar as nossas emoções. 

Tanto a acupuntura quanto a aromaterapia são tratamentos naturais, com avaliação individualizada, do qual as orientações são dadas de forma personalizada de acordo com as necessidades de cada paciente. Dessa forma venho tento excelentes resultados nos tratamentos. 

Lembrando que a medicação é indicada e retirada apenas pelos médicos, não façam por conta própria. 

Agende a sua sessão e cuide da sua saúde mental.
Cel/WhatsApp: (11) 99196-4677.

Para saber mais sobre aromaterapia, clique aqui: 
https://acupunturistasuellensanto.blogspot.com/p/aromaterapia.html

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós Graduada em Acupuntura e Docência do Ensino Superior




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...