Pular para o conteúdo principal

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial.
Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens)

A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como:


  • Sensação de fraqueza; 
  • Escurecimento da visão;
  • Tontura;
  • Suor;
  • Enjoo;
  • Desmaio.
Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas.

O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida. 

O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos pressão pois o sangue tem mais espaço para circular. A desidratação, acidentes circulatórios e mudanças bruscas de posição também podem ser considerados causas da HIPOTENSÃO. A desidratação se refere a falta de água no nosso organismo. Beba água! Grande parte do nosso corpo é composto por água, é uma substância importantíssima a vida. Já os acidentes circulatórios se referem a hemorragias.
A pressão baixa também pode ser permanente por motivo hereditário e não apresentar sinais nem sintomas e por esse motivo também não necessita de tratamento.

A OMS reconhece a eficácia do tratamento de acupuntura, normalizando a pressão arterial em 95% dos casos. Índice bastante significativo, pois a acupuntura tonifica o sangue e garante a circulação adequada de energia utilizando poucos pontos.

Existem outras doenças que podem gerar a hipotensão:
  • Problemas cardíacos
  • Problemas endócrinos
  • Doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central (Ex.: Doença de Parkinson - Que já fizemos uma postagem no blog falando que a acupuntura pode diminuir os sinais em sintomas e proporcionar qualidade de vida ao paciente, já que a mesma não tem cura.)
  • Infecções 
  • Anemia
  • Embolia Pulmonar

Se você tem alguma dessas doenças, é por esse motivo que você tem a pressão baixa. Essas doenças são graves e precisam ser devidamente tratadas e acompanhadas por um médico da sua confiança. Claro que a acupuntura também te ajudará nessas doenças! Conte com a gente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para tratar as afta

Tratando Hemorroida com Acupuntura

Você sabia que a hemorroida pode ser tratada com acupuntura? A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a cura de 77% dos casos de acupuntura e moxabustão no tratamento promovendo grande eficácia no alívio da dor e inchaço em poucas sessões. Hemorroida é a dilatação ou inflamação de um vaso (veia/artéria) na região anal, podendo ser classificada como interna ou externa.  Possíveis sintomas:  Dor,  Sangramento,  Coceira,  Sangue nas fezes,  Dor abdominal,  Dificuldade ao evacuar,  Fezes endurecidas. Normalmente, a hemorroida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é proveniente de desequilíbrios no meridiano Baço-Pâncreas (yang ou Qi deficiente), já que o mesmo é responsável por manter o sangue (xue) dentro dos vasos. Não há a necessidade de ser utilizados pontos no local da lesão, o tratamento é feito por pontos distantes e auriculoterapia. O principio geral consiste no fato de que quanto mais distante um ponto se localizar ao longo do meridiano maior influência s