Pular para o conteúdo principal

Câimbras e Acupuntura


Quem já teve câimbra pelo menos uma vez sabe o quanto a dor é forte, deixando muitas vezes a musculatura da região em questão dolorida. O número de pessoas que já experimentaram essa dor é grande e vem aumentando a cada dia devido aos inúmeros fatores que a provocam.

Câimbras são contrações involuntárias musculares (espasmos) que se mantem por alguns segundos sobre vigorosa contração gerando dor momentânea intensa.

Algumas medicações podem provoca-las, assim como a falta de água no organismo,  realização de atividade física intensa, temperatura ambiente baixa (frio), falta de algum nutriente ou problemas de saúde (Ex. má circulação sanguínea, problemas neurológicos, doenças do fígado).

Existem pontos de acupuntura indicados para nutrir músculos e tendões proporcionando mais saúde a estas estruturas. A saúde dos músculos e tendões na Medicina Tradicional Chinesa está relacionada a energia do Fígado, é ele o responsável pela livre circulação de energia no corpo. O alongamento e/ou massagem no músculo que teve a câimbra também gera grande sensação de alívio ao paciente pois facilita que a energia flua.

Câimbras na barriga durante a gravidez são comuns pois com o crescimento do bebê há um aumento do volume do útero estendendo os músculos do abdome. Com o peso do bebê aumentando a musculatura tende a contrair para sustenta-lo, a incidência da dor durante este período é maior.

Dicas: 

  • Alongue-se antes e depois das atividades físicas: A câimbra faz parte da lista das lesões esportivas;
  • Hidrate-se: Beba água durante todo o dia (aos poucos);
  • Evite bebidas alcoólicas: Elas desidratam o organismo e afetam o fígado;
  • Não sinta raiva: A raiva fere o fígado, pois estagna a energia;
  • Água de coco e banana são ricos em sódio e potássio, mas o ideal é termos uma alimentação saudável rica em todos os nutrientes necessários ao nosso organismo;
  • Bolsa de água quente sobre a musculatura que sofreu a câimbra a faz relaxar diminuindo o desconforto;
  • A acupuntura pode ser usada inclusive para prevenção e para a diminuição da incidência de câimbrasEm algumas sessões conseguimos diminuir significativamente a frequência e intensidade da dor, tratando a causa e deixando os pacientes satisfeitos.
Imagem: Arquivo Pessoal





Por Suellen do Espirito Santo
Profissional de Educação Física 
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para tratar as afta

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos pressão pois