Pular para o conteúdo principal

O Inverno e a Acupuntura

Logo após o outono, vem o inverno, época de introversão, de auto análise, de traçar estratégias, de cuidar de si próprio e de muito aconchego.

Conforme já escrevi na postagem O Outono e a Acupuntura, segundo a Teoria dos Cinco Elementos, o universo é regido pelos elementos: Água, Fogo, Terra, Metal (Ar) e Madeira.

No inverno, entramos em contato com a energia do elemento ÁGUA, representado pelos Rins (órgão) e pela Bexiga (víscera), que fazem a correlação yin e yang, se completam e cada um deles possui um meridiano correspondente no corpo humano. Guardam a energia vital (a essência). Todos nós nascemos com uma certa quantidade de Essência, também chamado de Jing na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é essa energia que utilizamos para nos mantermos vivos, é uma energia não renovável, ela determina a quantidade de anos que viveremos (Para saber mais sobre esse assunto acesse: Fertilidade e Acupuntura).

Quando as nossas emoções estão em desequilíbrio, nesta estação do ano, gera os sentimentos de medo e insegurança. Assim como a invasão de frio também pode causar problemas no ouvido, problemas respiratórios (assim como abordamos na postagem Rinite, Sinusite e Acupuntura ), problemas sexuais, urinários, dentários e dores na coluna pois na MTC o elemento água rege os ossos e os ouvidos. Os dentes são considerados tecidos ósseos (Dor de dente e Acupuntura ). O frio e o vento são considerados fatores patogênicos. O frio faz com que a nossa musculatura contraia de forma que a circulação de energia seja dificultada. (Acesse os links: Dor nas Costas? Trate com Acupuntura! , Cervicobraquialgia e Torcicolo, Dor Ciática).


Dicas importantes para o Inverno:
  • Faça escalda pés: Nossos pés também são consideramos microssistemas em que todos os órgãos e vísceras do corpo estão localizados, ao aquecermos por meio da água quente facilitamos o fluxo de energia aumentando o sistema imunológico e nos proporcionando uma excelente sensação de bem-estar. Se tiver bolinhas de gude ou pedras para colocar no recipiente de água quente, você ainda poderá receber uma massagem deliciosa. ATENÇÃO: Não indicado para pessoas diabéticas dependentes de insulina e/ou problemas circulatórios nas pernas e pés.
  • Reforce as extremidades (pés, mãos, cabeça e pescoço): estas são as regiões mais difíceis de serem aquecidas, merecem atenção especial.
  • Mantenha a coluna cervical sempre aquecida (lenços, cachecol, golas, toucas, etc): São excelentes prevenções contra o vento e contra o frio que podem invadir a região gerando problemas respiratórios, dores de ouvidos e dores na coluna como um todo.
  • Hidrate a pele regularmente e beba muita água : Não permita que a pele resseque e que o corpo desidrate, pois sentimos menos sede nesta época do ano.
  • Bebidas quentes: Principalmente chás naturais (pois, os mesmos não possuem corantes e conservantes) sem açúcar e caldos (sem muito sal, capriche nos temperos).
  • Não segure a urina: Ir ao banheiro é prioridade, não deixe para depois, evite as infecções urinárias.
  • Cuide do seu sono e da alimentação: Durma pelo menos 8 horas por noite e evite comer alimentos crus, para reforçar o sistema imunológico.


A Acupuntura é composta por um conjunto de técnicas que expulsam os fatores patogênicos, inclusive o vento e o frio, e equilibram os meridianos mantendo corpo, mente e espírito em harmonia proporcionando saúde e bem-estar.

No vídeo abaixo, dou mais informações sobre esse assunto:


Qualquer dúvida, basta deixar um comentário ou agende sua sessão.

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...