Repare como o céu está mais limpo, sem toda aquela espessa faixa de poluição no horizonte durante esse tempo de pandemia. Os deslocamentos foram diminuídos, (talvez ainda não o bastante) mas é visível que houve uma melhora na qualidade do ar das grandes cidades. Porém, a necessidade do uso de máscara IMPORTANTISSIMA (isso é inquestionável atualmente), dificulta a respiração, o que torna a prática de atividade física, meditação e/ou a respiração consciente fundamentais para manter o aporte de oxigênio que dá energia suficiente a todas as células do nosso corpo, mantendo o seu funcionamento adequado (=equilíbrio de energia) que também reflete no aspecto emocional.
Normalmente, grande parte dos problemas físicos se iniciam a nível energético e depois se aprofundam a nível emocional para atingir o físico, por isso a acupuntura ajuda na prevenção e tratamento dos casos de problemas respiratórios (inclusive nós acupunturistas também temos acesso a linha de energia regida pelo pulmão, assim como de todos os órgãos também), e é ainda mais eficaz quando aliada a aromaterapia. Para saber mais, acesse: Aromaterapia e Meditação, Respire Conscientemente, Atividade Física, Rinite, Sinusite e Alergias.
Na realidade atual, pesquisas comprovam que os brasileiros que estão empregados estão trabalhando dobrado em regime de home office.
Houve aumento da produtividade, assim como também houve aumento nos níveis de ansiedade, de estresse, de depressão e, consequentemente, acarretando também diversos sintomas físicos e diminuição do bem-estar.
Mais do que nunca é necessário permanecer no emprego para sustentar a família, diante de tantas perdas, tristeza, medo e insegurança do futuro.
O tratamento de acupuntura contribui acalmando a mente e as emoções ao relaxar o corpo e estimular neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, podendo ser facilmente associado com outras práticas integrativas (como florais de Bach, massagem ou reiki, que caso seja necessário, também realizo na mesma sessão) para proporcionar um resultado ainda mais rápido e eficaz, ao promover o equilíbrio de energia e se tornando uma válvula de escape para as tensões do dia a dia. Mas, para mantê-la equilibrada, se atente aos fatores que dissolvem a sua energia vital, afetando a sua disposição:
Quando me refiro a atletas, o excesso de atividade física causa lesões, já o sedentarismo diminui a disposição, não estimulando a produção da endorfina e outros neurotransmissores e, consequentemente, prejudica além da saúde física, também a saúde mental.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa esses fatores desgastam a energia pré celestial (vital) que, como eu escrevi em outras postagens, não é renovável. Reparem como todos estes itens citados, foram comprovados cientificamente o quanto são prejudiciais para o nosso organismo.
Saúde = EQUILÍBRIO, tudo requer planejamento e dedicação. O ideal seria todos termos uma rotina regrada, porém, faça o melhor possível de acordo com a sua realidade.
Pequenas mudanças fazem a diferença. Com dedicação, vamos dar um passo de cada vez? Você merece esse momento de bem-estar. Cuide-se e marque ou envie para aquele amigo ou parente que precisa saber dessas informações.
Para saber mais, acesse: Depressão, Estresse e Ansiedade.
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física,
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior,
Terapeuta Floral de Bach, Aromaterapeuta, Reikiana Master.
Comentários
Postar um comentário