Pular para o conteúdo principal

Por que algumas pessoas se sentem muito tranquilas em praias, e outras, preferem regiões montanhosas?

Atendendo à pedidos decidi fazer essa postagem para responder a pergunta de duas pacientes muito especiais. 

Uma delas me perguntou: "Por que me sinto tão tranquila na praia?", a partir daí comecei a analisar vários fatores presentes:
  • O contato com a natureza e os momentos de lazer contribuem para a saúde da mente, do corpo e do espírito.
  • Pés descalços na areia, fazem aterramento do excesso de emoções. 
  • Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o elemento ÁGUA é o responsável pela energia pré-celestial, aquela que nos é dado no momento da concepção, a energia da vida, rege os ossos, os dentes, os ouvidos, o cérebro, etc.
  • O sal presente na água são microcristais purificadores de energia.
  • O sol fornece a vitamina D que contribui para a prevenção e tratamento da depressão e saúde dos ossos (entre outras coisas) dando suporte para a energia pré-celestial. Obs.: Não esqueçam o filtro solar!
  • O simples fato de você sentar e contemplar a paisagem, sentir o vento no seu rosto, o cheiro da maresia, notar a areia nos seus pés, o calor do sol na sua pele e agradecer por se permitir viver esse momento é meditar, pois você está com atenção plena no seu momento presente.
  • Caminhar na beira da água, nadar, correr na areia, surfar, jogar frescobol, futebol, etc, são atividades físicas que estimulam a saúde do aspecto físico de forma prazerosa, mas também beneficia os aspectos mental e social, esquecendo os problemas externos e movimentando energia.
Manter o equilíbrio entre o corpo e a mente fazendo a energia fluir, nos mantém saudáveis.
A natureza flui, entrar no ritmo dela é viver com qualidade. 

Ao ler a minha resposta nas redes sociais, outra paciente querida me perguntou: "Por que algumas pessoas também ficam tranquilas em contato com regiões montanhosas?". 
Vamos a resposta:
  • Estar em regiões montanhosas é uma forma de estar em contato com a natureza e ter momentos de lazer de qualidade é fundamental para a saúde da mente, do corpo e do espírito.
  • Pés descalços na terra ou na grama também realizam o aterramento do excesso de emoções, promovendo a estabilidade dos sentimentos.
  • Em regiões montanhosas estamos mais ligados a energia dos elementos TERRA e MADEIRA, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a terra é a responsável pelo aconchego, carinho e acolhimento, permite a nutrição por meio das raízes para que estejam firmes e a realiza a proteção da Mãe-Terra.
  • O elemento MADEIRA nos dá o poder de organização para o crescimento, a estratégia para as ações, o planejamento e o poder de decisão.
  • As águas dos rios e lagos são energizadas pelo sol, que representa o elemento fogo (yang), oposto complementar da água (yin), e pelo elemento terra que representa a estabilidade, entrando no padrão de vibração do equilíbrio e se tornando água solarizada.
  • Um belo banho de cachoeira é revitalizador pois a água doce é fluída e energizada pela terra e pelo sol, alterando a nossa vibração e nos deixando em sintonia com a natureza.
  • Contemplar a paisagem, sentir a presença do vento, o cheiro de mato, respirar, notar o calor do sol e agradecer por se permitir viver esse momento é meditar, pois você está com atenção plena no seu momento presente.
  • Todas as atividades físicas realizadas nesse ambiente (caminhar, nadar em lagos ou cachoeiras, canoagem, rapel, escalada, tirolesa, etc.) estimulam a saúde nos aspectos físico, mental e social de forma prazerosa, nos fazendo esquecer dos problemas externos e movimentar energia.
Enquanto a praia recarrega as nossas energias, as regiões montanhosas nos acolhem, protege e revitaliza, não é impressão sua, é real!

Nós fazemos parte da natureza, a nossa energia sabe exatamente do que precisamos por meio da afinidade de vibração, por isso algumas pessoas se sentem melhor ou gostam mais de um determinado lugar do que do outro, e tudo é transitório, as pessoas mudam, assim como os gostos, a vibração também muda. 

Para mais informações acesse: AterramentoÁgua SolarizadaMeditação.
Amo quando vocês sugerem novos textos! Espero que tenham gostado.
Muito obrigada.

MONTANHA



PRAIA



Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física,
Terapeuta flora, Aromaterapeuta,
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...