Pular para o conteúdo principal

Dor na Coluna, o que fazer?

Como já abordei anteriormente em outras postagens, a Medicina Chinesa salienta que as pessoas ficam mais propensas a dores na coluna durante o inverno, devido ao vento e a temperatura mais baixa (Para saber mais acesse: O Inverno e a Acupuntura).


Atualmente, devido a pandemia, a insegurança é sentida por todos. Esse sentimento propicia ainda mais essa situação, além de que o home office e a necessidade de maior uso da tecnologia trouxeram problemas na ergonomia, portanto vamos as recomendações gerais:

  1. Faça atividade física regularmente: A sua boa postura depende do equilíbrio muscular, fortalecimento e alongamento.
  2. Cuide do seu equilíbrio emocional: A preocupação e o estresse causam contração muscular, podendo gerar dor. Pessoas com os ombros flexionados a frente, fazem uma curvatura da coluna dorsal devido a timidez e introspecção, já aqueles com a cabeça pendente para a frente, são pessoas com temperamento mais racional. A acupuntura faz esse relação corpo e mente, pois avalia e trata o ser humano como um todo.
  3. Garanta a ergonomia no uso de computador, celulares e tabletes: Atenção a postura durante o uso da tecnologia por horas ao dia.
  4. Colchão e travesseiro de boa qualidade: Passamos em média, oito horas do dia dormindo. Não durma de bruços.
  5. Cuidado com o peso da bolsa: Bolsas pesadas carregadas em um dos lados dos ombros, faz o corpo pender para o lado. Prefira os uso de mochila em que a sobrecarga é distribuída melhor.
  6. Ajuste a sua mochila: Quando as alças não ajustadas há sobrecarga nos ombros, obrigando o corpo a flexionar a coluna para frente para resistir ao peso. Ao realizar os ajuste nas duas alças deixe a mochila o mais próximo possível da coluna, pois quanto mais próximo a sobrecarga estiver do centro de gravidade do corpo, parece que o peso da mochila se torna menor, pois exige menos do corpo.
  7. Não exagere no salto alto: Quanto mais alto o salto, maior é a sobrecarga na região lombar.
  8. Faça compressa de água quente no local e se agasalhe: O calor faz a musculatura relaxar, diminuindo a dor.
É comprovado cientificamente a eficácia da acupuntura no alívio da dor, atualmente sendo muito indicado por ortopedistas. Para saber mais sobre o assunto acesse: Dores nas Costas? Trate com acupuntura. e Dores e Acupuntura.
Lembrando que é necessário avaliação individualizada e que a avaliação do acupunturista não é igual a avaliação médica (confira em: Como é uma sessão de acupuntura?).

Mochila desajustada: alças muito longas prejudicando a postura.

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...