Pular para o conteúdo principal

Como é uma sessão de acupuntura?

A sessão de acupuntura sempre é iniciada com a avaliação das queixas do paciente. A acupuntura faz parte da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) em que o diagnóstico é diferenciado, o acupunturista observa:

  • coloração e características apresentadas na língua, 
  • pulsologia radial (análise da energia dos órgão e das vísceras),  
  • sintomas e sinais,
  • coloração do rosto, 
  • inspeção, 
  • queixas,
  • anamnese com perguntas do dia-a-dia do paciente. 
Depois de haver todas estas ¨coleta de dados¨ o diagnóstico é analisado por meio da teoria do Tao (Yin e Yang- que já abordei aqui no blog), teoria dos cinco elementos, formação das substâncias fundamentais, zang-fu e oito princípios de diagnóstico. Como vocês podem analisar, é completamente diferente do diagnóstico da medicina ocidental.  

Após todos estes dados, realizará de forma individualizada logo na primeira sessão, as técnicas que melhor se aplicam a causa das queixas daquele paciente , estimulando um conjunto de pontos localizados ao longo do corpo sobre a pele do paciente, que permanecerá por alguns minutos enquanto o mesmo relaxa e logo será retirado. 

Caso o paciente não goste de métodos invasivos (agulhas), estes serão substituídos por métodos não invasivos para maior conforto, já que são completamente indolores. Para saber mais, basta clicar no link ao lado: Você tem medo de agulhas? Faça Acupuntura com métodos não invasivos!

A acupuntura é utilizada para tratamento e prevenção de diversas patologias com métodos naturais, indicada para pacientes de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos), portanto é necessário que haja continuidade. 

Nem sempre tudo será solucionado na primeira sessão, pois acupuntura trata a causa da patologia e não apenas os sintomas.

Pode ser facilmente associada ao tratamento médico sem nenhum problema, inclusive muitos médicos estão indicando o tratamento de acupuntura, já que este vê o ser humano de forma integral, agindo nos aspectos físico e mental, e cabe lembrar que a medicação jamais deve ser dispensada pelo paciente sem autorização médica.

É muito importante também que o paciente não omita informações e siga as orientações dadas pelo acupunturista para que haja efeitos rápidos e eficazes. Ao retornar na próxima sessão, vamos enfatizar o que melhorou e o que ainda persiste.

Em casos de doenças crônicas, sem cura, a acupuntura pode minimizar os sintomas, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

Agende sua sessão! 

Imagem: arquivo pessoal
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...