Pular para o conteúdo principal

Você tem medo de agulhas? Faça Acupuntura com métodos não invasivos!

Você tem medo de agulhas?

Isso não é motivo para não fazer acupuntura.
É possível fazer acupuntura sem agulhas, são os chamados métodos não-invasivos que não são penetrados na pele.


Podemos substituir as agulhas por sementes de mostardas, magnetos, stipers, ventosa, moxas, haihua ou luzes coloridas, são indolores e podem ser utilizados em adultos e crianças sem nenhum problema e com os mesmos efeitos.


Usamos todas as técnicas citadas, segue abaixo uma breve explicação sobre cada uma delas:


Sementes de mostarda são usadas na auriculoterapia, estimulando pontos de acupuntura na orelha, ou  na acupuntura sistêmica para estimular pontos em qualquer parte do corpo. Devem ser mantidos colados ao corpo por cerca de 4 dias com a ajuda de um micropore.

Imagem: Sementes de mostarda na auriculoterapia (arquivo pessoal)

Magnetos são presos por micropore nos pontos de acupuntura e devem ser mantidos no local por cerca de 4 dias. Magnetos são imãs com lado positivo e negativo que geram corrente elétrica e ao serem colocados na pele estimulam os pontos gerando os benefícios da acupuntura.

Stipers são pastilhas de silício presas nos pontos de acupuntura por micropore e mantida por cerca de 4 dias. O silício tem efeitos para corrigir os padrões anormais (excesso ou deficiência) de energia, que geralmente são os causadores das doenças.  

Imagem: Aplicação de Stipers (arquivo pessoal)

Ventosas são copos de vidro ou acrílico colocados na pele que geram vácuo e provocam a sucção da pele. Proporcionam melhora do fluxo sanguíneo, eliminam toxinas, geram trocas gasosas que "limpam o sangue", proporcionam alívio das dores, relaxamento muscular e sensação de bem-estar tratando os mais variados tipos de doenças. Pode causar hematomas indolores na pele nas cores róseos, vermelhos ou roxos que em poucos dias desaparecem, quanto mais escura a cor mais toxinas e tensões estavam presentes.

Imagem: Aplicação de moxa e aplicação de ventosas (arquivo pessoal)


Moxas são bastões feitos em geral com folhas secas de artemísia reduzidas a pó. O bastão é ascendido e os pontos de acupuntura são aquecidos.  O calor produzido sobre o ponto promove a desobstrução de acúmulos energéticos promovendo assim o perfeito funcionamento dos órgãos. 

Haihua é um aparelho em que os pontos de acupuntura são estimulados por dois eletrodos fazendo com que o tecido celular equilibre as proporções de sódio e potássio, gerando corrente elétrica e com isso o fortalecimento celular. Proporciona rapidez nas aplicações, ausência de riscos e complicações, é indolor. Não recomendado para quem usa marcapasso, implante coclear ou gestantes. 

Luzes coloridas (colorpuntura): Aos serem colocadas as cores corretas nos pontos de acupuntura os receptores da pele reconhecem as informações, transformando as luzes coloridas em impulsos nervosos e as transmitem para os sistemas nervoso e endócrino. Indicado no tratamento de distúrbios energéticos ou emocionais. 

Imagem: Ventosa, caneta de colorpuntura para aplicação de luzes coloridas e magnetos (arquivo pessoal).


Reiki e massagem são técnicas não invasivas que também podem serem utilizadas unicamente ou de forma a complementar o tratamento de acupuntura (Tais temas já foram abordados anteriormente no blog).


Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários, no facebook , instagram ou entre em contato via telefone.


Agende sua consulta.


Por Suellen do Espirito Santo
Profissional de Educação Física
Pós- Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Aromaterapeuta, Terapeuta Floral de Bach e Reikiana Master

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...