Pular para o conteúdo principal

O Verão e a Acupuntura

O sol chegou! 
Após a primavera, período de brotar, germinar, fazer acontecer, passamos por mudanças, agora é a hora de brilhar.

Conforme já escrevi nas postagens A Primavera e a AcupunturaO Outono e a Acupuntura e O Inverno e a Acupuntura , segundo a Teoria dos Cinco Elementos, o universo é regido pelos elementos: Água, Fogo, Terra, Metal (Ar) e Madeira. 

No verão, entramos em contato com a energia do elemento FOGO, é a estação do ano mais yang, mais quente, representado pelo Coração e Pericárdio/Circulação Sexualidade (órgão)  e pelo Intestino Delgado/Triplo Aquecedor (víscera), que fazem a correlação yin e yang, se completam e cada um deles possui um meridiano correspondente no corpo humano. Guardam a energia responsável pela qualidade do sangue e da circulação sanguínea. Regem os sentimentos, portanto tudo acontece de dentro para fora, temos maior facilidade de externalizar.

Quando as nossas emoções estão em desequilíbrio, nesta estação do ano, há maior chance de haver confusão mental, ansiedade, cansaço, agitação, depressão, excitação, opressão no tórax ou palpitação. Assim como o excesso de calor também pode causar liberação de muito sangue menstrual, varizes, edemas, adormecimento dos membros superiores, irritações na pele, problemas digestivos e circulatórios, Hemorróida, Diarreia e disenteria.

Dicas importantes para o Verão:

  • Organize o seu tempo.
  • Cuidado com a impulsividade.
  • Beba água,
  • Use protetor solar diariamente,
  • Use chapéu e óculos de sol,
  • Use roupas frescas,
  • Procure ambientes abertos, com espaço.
  • Cuide da sua alimentação: Evite leite, refrigerante, álcool, gorduras e frituras, consuma alimentos frescos, frutas, verduras e oleaginosas.
A Acupuntura é composta por um conjunto de técnicas que expulsam os fatores patogênicos, como a umidade, o vento, o calor e o frio, e equilibram os meridianos mantendo corpo, mente e espírito em harmonia, proporcionando saúde e bem-estar.

Confira o vídeo abaixo que eu explico com mais detalhes para você.





Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Terapeuta Floral e Mestre Reiki

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...