A diarreia é definida como aumento da frequência das evacuações, com fezes no aspecto liquidas e soltas. Já a disenteria se refere a diarreia acompanhada de dor abdominal, tenesmo (vontade constante de defecar, sensação de fezes incompletas com ou sem presença de dor) e pode apresentar muco ou sangue.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece melhora significativa dos casos de diarreia em adultos tratados com acupuntura, e nas afecções infantis, reconhece cura de 82% dos casos em um dia de tratamento e e cura em 98% dos casos em três dias de tratamento.
As duas doenças na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possuem o mesmo tratamento, normalmente utilizamos os mesmos pontos.
O odor, aspecto e coloração das fezes também é de grande importância para o diagnóstico da MTC, não apenas no tratamento da diarreia e disenteria mas em todos os tratamentos. A mesma importância ocorre com o aspecto da urina, portanto vale a pena sempre observar pois, por meio da observação destes aspectos, incluindo pulso e língua, sinais e sintomas, que o acupunturista conclui o diagnóstico escolhendo os melhores pontos para o paciente.
Vale ressaltar que o diagnóstico médico não é o mesmo feito pelo acupunturista. São diagnósticos diferentes.
Na maioria das vezes é necessário mudanças na alimentação ou no estilo de vida. Com cuidados redobrados quanto a higiene (incluindo utensílios domésticos e higiene dos alimentos antes de consumidos), hidratação e alimentação saudável.
Medicamentos ocidentais são necessários quando a diarreia ou a disenteria são decorrentes de organismos como Entamoeba histolytica, Giardia, Shiegella ou Salmonella e podem ser utilizados paralelamente com o tratamento de acupuntura.
Na MTC a diarreia ou desinteira aguda podem ter como causas: umidade calor, frio umidade ou retenção de alimentos.
Já a disenteria intermitente crônica e a diarreia crônica são provenientes da deficiência da energia do Baço ou Rim, estagnação da energia do Fígado, medo ou ansiedade.
![]() |
Imagem: Arquivo Pessoal |
Segundo Ross 2003, a frequência do tratamento de acupuntura dependerá da gravidade do caso:
- Nos casos agudos graves o tratamento é feito três vezes ao dia, com a melhora do paciente passa a ser feito 1 vez ao dia, até chegar a frequência de uma vez em dias alternados.
- Para disenteria intermitente crônica, uma vez ao dia ou em dias alternados durante a crise, diminuindo para uma vez por semana.
- Na diarreia crônica, uma ou duas vezes por semana.
Bibliografia:
Ross, Jeremy .Combinação dos pontos de acupuntura - Editora Roca, 2003. pág. 396.
Por Suellen do Espirito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura
Comentários
Postar um comentário