Pular para o conteúdo principal

Equilíbrio e Natureza

Observe a natureza, ela diz muito sobre nós. 

Atualmente estamos vivendo vários  momentos de "desastres naturais¨ aqui no Brasil, envolvendo: água, terra, fogo e ar. Excesso de chuvas, alagamentos, acidentes, deslizamentos de terra e incêndios. Quantas outras pessoas precisam sofrer e morrer diante de tudo isso?

Já pensou o quanto a humanidade colaborou para tudo isso acontecer? Tudo isso devido a falta de respeito e a falta de preservação da natureza, árvores cortadas, grandes construções sem manutenção, o excesso do consumo de produtos plásticos que infecta as águas e a terra, mata toda a vegetação e animais do local, dos quais não produzirão alimentos saudáveis, lixo jogado nas ruas e mares, boeiros entupidos, falta de política pública, piscinões mal feitos para enriquecer políticos, falta de saneamento básico, falta do tratamento de esgoto, pessoas necessitadas que ocupam áreas inapropriadas para morar, inclusive em terrenos dos quais não são donos,etc. Tudo que fazemos possui consequências. Mesmo diante de tanta tragédia, ainda vimos roubos, assaltos e pessoas tentando levar vantagem diante de situações tão difíceis, como também vimos pessoas se solidarizando para ajudar. De que lado você está?

A natureza está desequilibrada e a humanidade também.

É cada vez mais comum ver pessoas consumindo bebidas alcoólicas de forma inconsequente, se movimentando pouco, comendo compulsividade, fumando e se drogando etc. Isso não é diversão, é falta de responsabilidade consigo próprio, é matar-se aos poucos. Observe quanto lixo mantermos espalhados internamente, dentro do próprio organismo e dentro da alma ao cultivando sentimentos ruins. 

Como podemos querer ter saúde se não respeitamos a natureza, da qual nós dependemos para sobreviver?

Você já parou para refletir: 

  • O que cada um de nós pode fazer para evitar todas estas "catástrofes naturais" ?
  • O seu lixo é devidamente descartado da forma correta? Você faz a separação e descarte correto de materiais recicláveis?
  • O que te faz fechar um ciclo ou desistir de algum objetivo? 
  • Quais os seus projetos com a intenção de crescer e florescer? 
  • O que nutre os seus sonhos, transformando-os em realidade, até o momento de colher e saborear os seus frutos?

O Micro, reflete o macro. Tudo que existe no universo pode ser encontrado dentro de nós.

Quantas vezes já vimos imagens comparando a imagem de olhos, muito parecidos com imagens de astros no universo ou imagens de raios muito parecidos com imagens de veias/vasos na pele.

Nosso corpo é composto pelos cinco elementos existentes na natureza, toda a matéria física diz respeito ao elemento terra, grande parte do nosso corpo é composto por água, o nosso sistema respiratório diz respeito ao elemento ar (metal), o fogo é representado pela nossas ações, vontades, atitudes e o elemento madeira relacionada ao nosso poder de crescimento, físico, mental e espiritual.

São diversas formas de energia, das mais sutis, como os nossos pensamentos e emoções, até as mais palpáveis, que devem fluir livremente pelo nosso organismo, se transformando frequentemente.

Manter a saúde é buscar o equilíbrio constante, sem excessos e sem faltas. Toda ação proporciona uma reação. Já pensou como os seus pensamentos influenciam as suas ações, e consequentemente a sua realidade?  Você influencia positivamente ou negativamente o mundo? As pessoas aprendem por meio de exemplos e não por discursos. Deseje o bem, faça o bem, que o bem vem.


No universo, existem forças opostas que se completam, são interdependentes e igualmente importantes para que o equilíbrio seja mantido, não estamos falando de religião. Tudo e todos são importantes, não existe o tanto faz. Como por exemplo: Todas as estações dos anos, todas as funções do nosso organismo, todos os seres vivos no universo, etc., são importantes para a existência do planeta e consequentemente do universo.


O verão nos convida a uma maior extroversão e aumento da sociabilização, já o frio nos convida a introspecção, a reflexão. Durante o dia nós temos muitos afazeres e responsabilidades, já a noite é destinada ao descanso. São opostos, mas ambos são muito importantes para que o equilíbrio seja mantido. 

Nos conectarmos a natureza é importantíssimo para mantermos a nossa saúde mental, pois conseguimos entrar em contato com o nosso próprio eu. Todas as respostas estão dentro de si.

Para maiores informações acesse: Teoria do Tao - Yin e Yang e Aterramento .

Imagem: Arquivo Pessoal
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...