Esta campanha visa conscientizar contra o preconceito e vem ganhando destaque na mídia o quanto a saúde mental influencia no agravamento da doença.
A acupuntura reconhece que a causa das doenças autoimunes tem causas emocionais há muitos anos. O vitiligo é agravado também no inverno, pois são pacientes com o perfil de que nessa época do ano são levados ao excesso de introspecção que, segundo a acupuntura, intoxica a mente. O frio interno e o medo estão envolvidos, o pesar é o sentimento mais frequente a ser trabalhado com os psicólogos. Mas a acupuntura pode ajudar no tratamento do vitiligo de várias maneiras:
- Melhora da Circulação Sanguínea na área afetada: Consequentemente, fornece mais nutrientes e oxigênio às células da pele, o que pode promover a repigmentação.
- Regulação do Sistema Imunológico: O vitiligo é uma doença autoimune, e a acupuntura reduz a resposta autoimune que destrói os melanócitos (células produtoras de pigmento).
- Redução do Estresse: O estresse é um fator que pode desencadear ou agravar o vitiligo. A acupuntura é reconhecida por suas propriedades de alívio do estresse, proporcionando saúde e bem-estar do paciente.
- Equilíbrio Energético: Benéfico para a saúde da pele, do corpo, da mente e para a recuperação geral do organismo.
É importante salientar que a acupuntura deve ser vista como uma tratamento complementar e não fazer promessas estéticas, já que os fatores emocionais em doenças de pele autoimunes, são mais profundos.
Você gostou de saber ou já sabia dessas informações sobre o vitiligo?
Por Suellen do Espírito Santo
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Aromaterapeuta, Terapeuta Floral de Bach e Reikiana Nível Master.


Comentários
Postar um comentário