Pular para o conteúdo principal

Síndrome Pós Pandemia

A CNN Brasil divulgou estudos atuais que "um terço dos sobreviventes da covid-19 sofre de distúrbios neurológicos ou mentais até 6 meses depois da doença". E que "pessoas que atingiram pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou vigorosa apresentaram incidências significativamente menores de hospitalização, admissão em UTI e morte por Covid-19."

Atualmente, estamos atentos com a Síndrome Pós-Covid, que ocorre quando os sintomas da doença persistem a longo prazo e os pacientes não hospitalizados relatam algumas dessas dez queixas:
  1. Dores Musculares - 55%
  2. Dores no corpo como um todo - 43%
  3. Perda do paladar - 59%
  4. Zumbido nos ouvidos - 29%
  5. Visão turva - 30%
  6. Dormência ou formigamento nos membros - 60%
  7. Perda do olfato - 55%
  8. Tontura - 47%
  9. Dor de cabeça - 68%
  10. Disfunção cognitiva - 81%
(Fonte: Persistent neurologic symptoms and cognitive dysfunction in non-hospitalized Covid-19 "long haulers"/Annals of Clinical and Translational Neurology)

A BBC Brasil também divulgou uma "média global de 45% dos entrevistados afirmaram que a saúde mental piorou no ultimo ano". Para os brasileiros o índice de piora é de 53% na pandemia e lembrou que "o Brasil é o quinto com maior taxa de piora, diz levantamento Ipsos" (analista de mercado em São Paulo). Em outra reportagem, apresenta um amplo estudo, envolvendo 30 países, o autor da pesquisa afirma que em alguns casos os sintomas neurológicos e psiquiátricos aparecem antes da doença, e deixa bem claro: "Impacto da Covid no cérebro é regra, não exceção".
Para ler essa reportagem na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57476299

Acupuntura é um tratamento natural e personalizado que estimula os neurotransmissores presentes no cérebro responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, necessários em casos de doenças psiquiátricas e mentais, assim como em desconfortos e dores físicas, facilmente aliado a outros tratamentos. 

A Organização Mundial da Saúde e o Conselho Nacional da Saúde recomendam a acupuntura, e todas as Práticas Integrativas Complementares que eu trabalho, na assistência ao tratamento de todas as situações citadas, inclusive nos tratamentos dos distúrbios neurológicos ou mentais, como depressão e ansiedade.

Desde o início da pandemia, os acupunturistas estão avisando que pessoas insatisfeitas, tristes, ansiosas e depressivas estavam mais propensas ao vírus pois energeticamente o pulmão está desequilibrado. Nos atendimentos estamos sempre fortalecendo a imunidade e a energia pulmonar, acalmando a mente e orientando quanto aos cuidados necessários e aos bons hábitos.

A carga viral penetra pelo pulmão, afeta o coração e o intestino grosso, tirando o triptofano, por esse motivo não ocorre a liberação de um neurotransmissor chamado serotonina, que é responsável pelo relaxamento e sensação de bem-estar.

A pouca exposição solar, acarreta na falta de vitamina D,  que afeta o intestino, assim como desencadeia a falta de cálcio, que enfraquece os ossos, dando a oportunidade de ser facilmente acometido pelo vírus, devido a diminuição da imunidade aliado a um aumento de 16% de alimentos ultra processados diretamente relacionado aos índices de obesidade/sobrepeso.

A carga viral altera a forma dos cílios pulmonares, propiciando a depressão, ansiedade e síndrome do pânico. A acupuntura é capaz de retirar a informação energética, já que age de forma integral (no corpo, na mente e no espírito) enquanto as medicações agem no aspecto químico. 

Agende a sua sessão e viva com bem-estar.



Por Suellen do Espírito Santo
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Aromaterapeuta, Terapeuta Floral de Bach e Reikiana Master

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...