Pular para o conteúdo principal

"Você faz acupuntura sem agulhas?"


Sempre que me fazem essa pergunta, eu explico que Acupuntura sem agulhas deixa de ser acupuntura e se torna outras técnicas de tratamento.
Já que, "Acu" significa agulhas e "puntura" significa puntuar ou perfurar.



Eu também realizo essas outras técnicas em que estimulamos os pontos de outra forma, com outros objetos. Existem várias técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que não utilizam agulhas, abaixo algumas delas:

  • Auriculoterapia: Baseada no conceito de que a orelha é um microssistema, determinados pontos são estimulados para tratamento com sementes ou esferas de cristal.
  • Moxabustão ou Moxaterapia: É a acupuntura "térmica", em que os pontos de acupuntura são aquecidos por meio da combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris. Dando mais energia ao remover bloqueios existentes, retomando o fluxo. Usada para prevenir e tratar desequilíbrios.
  • Ventosa ou Ventosaterapia: Consiste na aplicação de copos de acrílico com a finalidade de criar um vácuo e fazer uma sucção da pele. Estimula a circulação sanguínea, libera as toxinas existentes do sangue, relaxa a musculatura, desintoxica o organismo, alivia dores e acalma a mente.
  • Colorpuntura: Técnica em que utilizamos luzes coloridas para estimular pontos de acupuntura, promovendo harmonização energética e melhora na saúde.
  • Magnetoterapia: Técnica em que colocamos imãs nos pontos de acupuntura, seus campos magnéticos aumentam a circulação sanguínea e provocam regeneração celular, proporcionando diminuição das dores e inflamações.
  • Reiki: Tratamento preventivo e harmonizador que utiliza técnica de imposição das mãos sobre o paciente. Proporciona equilíbrio energético, induz ao relaxamento, ameniza o estresse, libera emoções bloqueadas, aumenta a criatividade, acelera a auto-cura e restabelece a harmonia e o bem-estar.
  • Cristaloterapia: É o uso de pedras e cristais sobre o corpo do paciente para que haja a harmonização dos chacras (centros de energia presentes no corpo onde estão localizadas as principais glândulas). Importante que estejam em equilíbrio energético para o bom funcionamento do organismo.
  • Massagens: Com fins terapêuticos (tratamentos), desportivo (aquecimento ou recuperação de atletas) e preventivo (relaxamento e manutenção de tratamentos) ou podemos massagear áreas reflexas presentes nos pés (reflexologia podal).
  • Florais de Bach: Indicamos a melhor combinação de essências florais de forma personalizada atendendo as necessidades de cada paciente para superação dos bloqueios energéticos. Os Florais de Bach dissolvem emoções negativas, é um aliado na busca pelo autoconhecimento, equilibrando o aspecto emocional.
  • Aromaterapia: Por meio da utilização de óleos essenciais e óleos vegetais adquirimos benefícios fisiológicos, psicológicos e energético, agindo no equilíbrio físico, mental e emocional.
Normalmente, eu as utilizo, quando necessário, para complementar o tratamento de Acupuntura, que é a mais conhecida e acredito que seja a mais eficiente por apresentar resultados mais rápidos em adultos.

Lembrando que cada paciente responde de uma forma (e no seu tempo) ao tratamento, devido ao princípio da individualidade biológica e aos hábitos de vida, mas é claro que a preferência do paciente também é levada em consideração, se o paciente tem medo de agulhas, por exemplo, ou busca um tratamento mais simples, também ofereço outras opções de tratamento, inclusive online.

Tanto a acupuntura como as outras técnicas sem agulhas, podem ser utilizadas em pessoas de todas as idades, inclusive crianças. 
É comum também me perguntarem: "Crianças também podem fazer acupuntura com agulhas?" 
Sim, desde bebezinhos, desde quando estavam dentro da barriga da mamãe, pois as grávidas também podem fazer acupuntura.

Confira no link, todos os serviços, valores e condições de pagamento: Serviços e Valores

Sem dúvida nenhuma, eu prefiro as agulhas (que muitos dos meus pacientes chamam carinhosamente de "agulhinhas mágicas"...rs.) e você?


Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Terapeuta Floral, Aromaterapeuta e Reikiana Master

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...