Pular para o conteúdo principal

Por que consumir Chás? Confira algumas curiosidades

Bebida capaz de tratar o corpo e as emoções de forma vibracional, colaborando no tratamento de acupuntura, ao ajudar no equilíbrio de energia do corpo e da mente, proporcionando aconchego, bem-estar, momentos de autocuidado e meditação, repleto de polifenóis antioxidantes.
  • Chamamos popularmente de chás, aqueles em que várias partes da planta (inclusive as frutas, folhas, caules, raízes e sementes) podem ser utilizadas, moídas ou inteiras na sua produção.
  •  Extraído por meio dos processos para obtenção dos princípios ativos de cada espécie utilizando infusão, cozimento, decocção ou maceração, normalmente com água morna ou quente.
  • Muitos deles, de fácil acesso e preparação.
  • As folhas frescas possuem grandes concentrações de vitaminas e minerais, 80% água, 40% de componentes que limpam os metais pesados presentes no corpo, fazendo a energia voltar a fluir, beneficiando os funcionamentos dos órgãos e vísceras.
  • A qualidade da água influencia o sabor do chá: água de nascente engarrafada ou água de torneira filtrada são as melhores, segundo os autores do livro abaixo (que livro maravilhoso, meus amigos! Vale muito a pena essa leitura).
  • Existem chás estimulantes e chás calmantes, podem ser consumidos quentes ou frios. 
  • Possuem benefícios e contraindicações, consuma sem exageros, de acordo com o momento do dia e quantidade indicada de acordo com as suas necessidades.

Curiosidades:
  • Chá é uma bebida originalmente feita por meio de uma infusão exclusiva da planta Camellia sinensis (que contém cafeína, propriedade estimulante), ao usarmos outras plantas trata-se de uma tisana ou infusão.
  • Quando há a mistura de uma variedade de chás, com critério, podendo incluir especiarias tanto para agradar os paladares ou para fins terapêuticos, é o que chamamos de Blends.
  •  O chá foi descoberto na China em tempos remotos, mesmo país berço da acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa).
  • O hábito de tomar chá permaneceu apenas na China por mais de 2 mil anos, depois se espalhou para Ásia e depois para o mundo.
  • A China é o maior produtor de chá e de suas variedades, sendo grande parte utilizada para consumo interno, os métodos de produção são rigorosamente seguidos há 4 mil anos.
Gostou? Compartilhe com alguém que está precisando ter esse momento de autocuidado.

Fonte: Livro Fitoalimentos, Chás e Aromas. Autores: Fabrício Borges e Lorrainy Leal. Ano 2018.



Por Suellen do Espírito Santo

Pós Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior,

Profissional de Educação Física,

Aromaterapeuta, Terapeuta Floral e Mestre Reiki.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...