Bebida capaz de tratar o corpo e as emoções de forma vibracional, colaborando no tratamento de acupuntura, ao ajudar no equilíbrio de energia do corpo e da mente, proporcionando aconchego, bem-estar, momentos de autocuidado e meditação, repleto de polifenóis antioxidantes.
- Chamamos popularmente de chás, aqueles em que várias partes da planta (inclusive as frutas, folhas, caules, raízes e sementes) podem ser utilizadas, moídas ou inteiras na sua produção.
- Extraído por meio dos processos para obtenção dos princípios ativos de cada espécie utilizando infusão, cozimento, decocção ou maceração, normalmente com água morna ou quente.
- Muitos deles, de fácil acesso e preparação.
- As folhas frescas possuem grandes concentrações de vitaminas e minerais, 80% água, 40% de componentes que limpam os metais pesados presentes no corpo, fazendo a energia voltar a fluir, beneficiando os funcionamentos dos órgãos e vísceras.
- A qualidade da água influencia o sabor do chá: água de nascente engarrafada ou água de torneira filtrada são as melhores, segundo os autores do livro abaixo (que livro maravilhoso, meus amigos! Vale muito a pena essa leitura).
- Existem chás estimulantes e chás calmantes, podem ser consumidos quentes ou frios.
- Possuem benefícios e contraindicações, consuma sem exageros, de acordo com o momento do dia e quantidade indicada de acordo com as suas necessidades.
Curiosidades:
- Chá é uma bebida originalmente feita por meio de uma infusão exclusiva da planta Camellia sinensis (que contém cafeína, propriedade estimulante), ao usarmos outras plantas trata-se de uma tisana ou infusão.
- Quando há a mistura de uma variedade de chás, com critério, podendo incluir especiarias tanto para agradar os paladares ou para fins terapêuticos, é o que chamamos de Blends.
- O chá foi descoberto na China em tempos remotos, mesmo país berço da acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa).
- O hábito de tomar chá permaneceu apenas na China por mais de 2 mil anos, depois se espalhou para Ásia e depois para o mundo.
- A China é o maior produtor de chá e de suas variedades, sendo grande parte utilizada para consumo interno, os métodos de produção são rigorosamente seguidos há 4 mil anos.
Gostou? Compartilhe com alguém que está precisando ter esse momento de autocuidado.
Fonte: Livro Fitoalimentos, Chás e Aromas. Autores: Fabrício Borges e Lorrainy Leal. Ano 2018.
Por Suellen do Espírito Santo
Pós Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior,
Profissional de Educação Física,
Aromaterapeuta, Terapeuta Floral e Mestre Reiki.
Comentários
Postar um comentário