A dietoterapia faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), assim como a Acupuntura, é uma técnica milenar que com o passar do tempo a ciência foi comprovando os seus benefícios e também é aplicada pelos acupunturistas. O objetivo da dietoterapia é o consumo de alimentos naturais de forma adequada para prevenção e tratamento de doenças.
A dietoterapia chinesa leva em consideração sabores, cores e formatos dos alimentos, isto é, quanto mais o formato do alimento for parecido com o formato do órgão, ele estimula o funcionamento daquele órgão.
Lembrando que saúde é equilíbrio, excesso de estímulo naquele órgão não é bom, assim como a falta de estímulo também não é bom. Tudo na medida certa.
- Pulmão e Intestino Grosso são estimulados pelo sabor picante, pela cor branca e por alimentos parecidos com o seu formato. Ex.: Brócolis é da cor verde, mas possui o formato muito parecido com o Pulmão, por isso o estimula, assim como: Gengibre, alho, cebola, agrião e frutas cítricas do outono. São alimentos que segundo a MTC, direcionam e aumentam a circulação de sangue e energia, estimulam o sistema imunológico e não deixam a tristeza tomar conta.
- Rins e Bexiga são estimulados pelo sabor salgado, pela cor preta e seus meridianos são responsáveis pela saúde do cérebro, portanto alimentos parecidos com o seu formato, como nozes, também devem ser levados em conta. Castanhas, berinjela, feijão preto (tem o formato do Rim), ameixa, uva e alimentos proporcionados pela água salgada: peixes, algas marinhas e frutos do mar.
- Baço-Pâncreas e Estômago são estimulados pelo sabor doce/ adocicado, pela cor amarela e por alimentos com o formato parecido com os órgãos em questão, como: Mel, batata, mandioca, banana, milho e arroz. Alimentos da mãe terra, nutritivos, proporcionam sensação de aconchego, proteção e harmonização.
- Fígado e Vesícula-Biliar são estimulados pelo sabor azedo/ ácido, cor verde, são alimentos com capacidades adstringentes, limpam e expelem toxinas: brotos de feijão, de quinoa, de girassol, de bambu, vegetais verdes escuros (agrião, couve, espinafre).
- Coração e Intestino Delgado são estimulados pelo sabor amargo, pela cor vermelha, com a capacidade de diminuir ou aumentar o calor interno, como: café, chocolate meio amargo, jiló, quiabo, frutas vermelhas (cereja, melancia, morango, maçã).
A MTC prioriza a ingestão de alimentos cozidos, pois os alimentos consumidos frios e crus exigem muito esforço da energia do Baço-Pâncreas e do Estômago para digestão e aquecimento do corpo, por isso devem ser consumidos com moderação, assim como o glúten, açúcar e laticínios.
Eu levo em consideração os hábitos alimentares do paciente para compor o diagnóstico, mas não foco a orientação no consumo de alimentos, pois isso é papel dos nutricionistas, se necessário, dou apenas dicas pontuais relevantes para potencializar o tratamento de acupuntura.
Não indico alimentos chineses pois vivemos no Brasil, e temos uma variedade muito maior de alimentos.
Uma forma simples de acerto é consumir alimentos que estão na época e se possível que crescem no quintal. Eles são mais frescos e possuem mais energia vital.
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Terapeuta floral e Aromaterapeuta
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Comentários
Postar um comentário