Pular para o conteúdo principal

As Plantas e Seus Benefícios: Alecrim, Amoras, Arruda, Camomila, Erva-Doce, Folha de Louro e Hortelã



Os antigos egípcios já reconheciam o Alecrim como um tônico rejuvenescedor do cérebro. Seu aroma facilita a concentração e consequentemente a memória, atenuando a exaustão, utilizado para manter o foco e a produtividade no trabalho e também na meditação.
Esse arbusto é muito usado em temperos, a queima o torna incenso, o seu chá (infusão) é utilizado para diminuir febre, resfriados, gripe e dor de garganta. Diurético, intensifica a eliminação de urina.
O óleo essencial de alecrim (aromaterapia) ao ser diluído em óleo vegetal é passado na pele para ajudar no tratamento de dor nas articulações, inflamação e tensão muscular, estimulando a circulação geral. Não indicado para hipertensos, portanto substitua o óleo essencial de alecrim pelo de copaíba.


Você sabia que a amora é uma fruta que tonifica a energia dos Rins, dá disposição, é perfeita para ser consumida no inverno (pois nessa estação do ano é exatamente esse meridiano que tem a tendência a ter menos energia) e que tanto ela quanto as suas folhas podem ser usadas para fazer chá?
Lave as frutas ou as folhas e prepare a infusão.
As amoras utilizadas no chá também podem ser consumidas. Apresenta aroma atraente, indicado principalmente para mulheres na fase pós-menstrual.
Já o chá de folhas de amora é indicado para: Mulheres que querem engravidar ou com sintomas de menopausa, pessoas com artrite gotosa (Gota), prevenção de anemia e problemas ósseos.
Não adoce e não exagere na quantidade.


A arruda é uma planta que desde a Grécia antiga sempre teve seus galhos relacionados a proteção contra a inveja e o mau olhado.
Com aroma único, apesar de ter galhos discretos, não passa despercebido. 
Eu me lembro claramente, na minha infância, observar o meu avô com um galho pequeno atrás da orelha, ele tinha o cheirinho de arruda e eu adorava. Ele sempre me dava um galho para eu também colocar atrás de uma das orelhas.
Hoje, como acupunturista, entendo que as orelhas são microssistemas e possuem áreas correspondentes a todo o nosso corpo. Faz sentindo deixar um galhinho escondido atrás de uma das orelhas protegendo a energia de todo o nosso corpo.
Atualmente coloco os galhos de arruda na água do escalda-pés, pois os pés também são áreas reflexas do corpo inteiro, combatendo o desânimo, o mau olhado e a instabilidade emocional ou o banho de infusão de arruda do pescoço para baixo, após o banho de higiene, antes de dormir para relaxar e descarregar todas as energias negativas.


O chá de camomila  é o queridinho daqueles que precisam se acalmar. E atualmente, quem é que não precisa?
Considerado por muitos como a flor do perdão pela fitoenergética, a camomila é muito famosa pelo seu efeito fitoterápico calmante das perturbações mentais e emocionais, além de também estimular a imunidade.
O chá de camomila (infusão) é diurético, reduz o estresse e a ansiedade, facilita o sono e alivia dores digestivas e menstruais, cefaleias, artrites, gripes, resfriados e até mesmo sintomas da menopausa, além de ser muito saboroso.
Aprenda a consumir os chás sem açúcar e a apreciar cada um deles com moderação.
O ideal é que o chá de camomila seja consumido a noite, esse é o seu momento de carinho diário, em que você se prepara para descansar agradecendo pelo seu dia, aconchegando a alma e aquecendo o corpo.
Boa noite e bom descanso!


O chá de erva-doce (infusão) era muito utilizado pelos gregos para estimular a produção de leite materno no período da amamentação, posteriormente foi comprovado que ele estimula levemente a produção do estrogênio, portanto:
  • Diminui dores menstruais, incômodos da TPM e da menopausa, auxiliando na saúde da mulher. Além de:
  • Estimular a digestão, reduzir a necessidade do consumo de açúcar e ajudar a descongestionar o Fígado.
  • Beneficia o sistema respiratório: relaxa os brônquios, descongestionante e expectorante.
  • Possui efeitos anti-inflamatório e diurético, beneficiando os músculos, diminuindo a retenção de líquido e infecções urinárias.
Também conhecido como Funcho, o Foeniculum vulgare é uma planta que possui sementes com sabor de anis, comum de estar presente em receitas como tempero aromático.
Consuma sem exagero para evitar o estímulo em excesso do sistema nervoso. Não consumir durante a gravidez.


A folha de Louro é um símbolo de prosperidade, desde a Grécia Antiga a coroa de louro era utilizada para premiar os vencedores das competições Olímpicas e algumas pessoas, até hoje, fazem questão de guardar uma folha de louro na carteira na virada de ano novo como simpatia para garantir um ano próspero.
Mais que um tempero, dar sabor e aroma aos pratos no preparo do feijão, massas e carnes, a folha de louro também possui propriedades fitoterápicas:
  • Facilita a digestão e o bom funcionamento do fígado,
  • Fortalece a imunidade, a saúde dos músculos e a visão.
  • Diminui dores, inchaços e inflamações.
  • Possui ação calmante sem proporcionar sonolência.
Consuma sem exageros.


O hortelã-pimenta (mentha piperita) é fácil de ser encontrado, possui sabor refrescante e é o chá perfeito (infusão) perfeito para ser consumido quente no inverno:
  • Aumenta a energia e a imunidade, estimula a circulação, traz o sangue para a periferia e  provoca a transpiração.
  • É tradicionalmente conhecido e utilizado pelos benefícios digestivos, aliviando náuseas, dores, cólicas, flatulências, diarreias e constipação.
  • Melhora a concentração e a clareza mental, calmante, diminui as tensões.
  • Beneficia a respiração, indicado para gripe, febre e resfriado.
As folhas do hortelã podem ser congeladas após lavadas e secas, armazene em potes ou vidros no congelador. Ao fazer o chá, beba sem adoçar. 
Medicamentos devem ser tomados sempre com água e nunca com chá. 
Não é recomendado para pessoas com anemia: estudos apontam a diminuição da absorção do ferro.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Terapeuta Floral, Aromaterapeuta, Mestre Reiki
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...