As Plantas e Seus Benefícios: Alecrim, Amoras, Arruda, Camomila, Erva-Doce, Folha de Louro e Hortelã
Esse arbusto é muito usado em temperos, a queima o torna incenso, o seu chá (infusão) é utilizado para diminuir febre, resfriados, gripe e dor de garganta. Diurético, intensifica a eliminação de urina.
O óleo essencial de alecrim (aromaterapia) ao ser diluído em óleo vegetal é passado na pele para ajudar no tratamento de dor nas articulações, inflamação e tensão muscular, estimulando a circulação geral. Não indicado para hipertensos, portanto substitua o óleo essencial de alecrim pelo de copaíba.
Lave as frutas ou as folhas e prepare a infusão.
As amoras utilizadas no chá também podem ser consumidas. Apresenta aroma atraente, indicado principalmente para mulheres na fase pós-menstrual.
Já o chá de folhas de amora é indicado para: Mulheres que querem engravidar ou com sintomas de menopausa, pessoas com artrite gotosa (Gota), prevenção de anemia e problemas ósseos.
Não adoce e não exagere na quantidade.
Com aroma único, apesar de ter galhos discretos, não passa despercebido.
Eu me lembro claramente, na minha infância, observar o meu avô com um galho pequeno atrás da orelha, ele tinha o cheirinho de arruda e eu adorava. Ele sempre me dava um galho para eu também colocar atrás de uma das orelhas.
Hoje, como acupunturista, entendo que as orelhas são microssistemas e possuem áreas correspondentes a todo o nosso corpo. Faz sentindo deixar um galhinho escondido atrás de uma das orelhas protegendo a energia de todo o nosso corpo.
Atualmente coloco os galhos de arruda na água do escalda-pés, pois os pés também são áreas reflexas do corpo inteiro, combatendo o desânimo, o mau olhado e a instabilidade emocional ou o banho de infusão de arruda do pescoço para baixo, após o banho de higiene, antes de dormir para relaxar e descarregar todas as energias negativas.
Considerado por muitos como a flor do perdão pela fitoenergética, a camomila é muito famosa pelo seu efeito fitoterápico calmante das perturbações mentais e emocionais, além de também estimular a imunidade.
O chá de camomila (infusão) é diurético, reduz o estresse e a ansiedade, facilita o sono e alivia dores digestivas e menstruais, cefaleias, artrites, gripes, resfriados e até mesmo sintomas da menopausa, além de ser muito saboroso.
Aprenda a consumir os chás sem açúcar e a apreciar cada um deles com moderação.
O ideal é que o chá de camomila seja consumido a noite, esse é o seu momento de carinho diário, em que você se prepara para descansar agradecendo pelo seu dia, aconchegando a alma e aquecendo o corpo.
Boa noite e bom descanso!
- Diminui dores menstruais, incômodos da TPM e da menopausa, auxiliando na saúde da mulher. Além de:
- Estimular a digestão, reduzir a necessidade do consumo de açúcar e ajudar a descongestionar o Fígado.
- Beneficia o sistema respiratório: relaxa os brônquios, descongestionante e expectorante.
- Possui efeitos anti-inflamatório e diurético, beneficiando os músculos, diminuindo a retenção de líquido e infecções urinárias.
Também conhecido como Funcho, o Foeniculum vulgare é uma planta que possui sementes com sabor de anis, comum de estar presente em receitas como tempero aromático.
Consuma sem exagero para evitar o estímulo em excesso do sistema nervoso. Não consumir durante a gravidez.
Mais que um tempero, dar sabor e aroma aos pratos no preparo do feijão, massas e carnes, a folha de louro também possui propriedades fitoterápicas:
- Facilita a digestão e o bom funcionamento do fígado,
- Fortalece a imunidade, a saúde dos músculos e a visão.
- Diminui dores, inchaços e inflamações.
- Possui ação calmante sem proporcionar sonolência.
Consuma sem exageros.
O hortelã-pimenta (mentha piperita) é fácil de ser encontrado, possui sabor refrescante e é o chá perfeito (infusão) perfeito para ser consumido quente no inverno:
- Aumenta a energia e a imunidade, estimula a circulação, traz o sangue para a periferia e provoca a transpiração.
- É tradicionalmente conhecido e utilizado pelos benefícios digestivos, aliviando náuseas, dores, cólicas, flatulências, diarreias e constipação.
- Melhora a concentração e a clareza mental, calmante, diminui as tensões.
- Beneficia a respiração, indicado para gripe, febre e resfriado.
Medicamentos devem ser tomados sempre com água e nunca com chá.
Não é recomendado para pessoas com anemia: estudos apontam a diminuição da absorção do ferro.
Qualquer dúvida, estou a disposição.
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Terapeuta Floral, Aromaterapeuta, Mestre Reiki
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Comentários
Postar um comentário