Pular para o conteúdo principal

Queimaduras, o que fazer?

Devido ao distanciamento social, passamos grande parte do tempo (na verdade quase todo) em casa, aumentando os riscos de acidentes domésticos.

O principal acidente doméstico são as queimaduras que ocorrem com frequência ao utilizarmos o ferro de passar roupa, fogão e panelas, como também no uso de velas tanto com o objetivo de religiosidade, relaxamento ou melhora da visualização em ambiente escuros que não possuem rede elétrica. 
Não permita que as crianças se aproximem destes objetos.

Atenção ao procedimento a ser seguido:
Coloque o local da queimadura em água corrente fresca até que a região esfrie. Caso não tenha acesso a água corrente, faça compressa de água fria com tecido limpo sobre o local, ao esquentar a compressa, troque por outra.

Se a queimadura apresentar apenas dor, calor e coloração vermelha, se trata de uma queimadura de primeiro grau, que atingiu apenas a camada mais superficial da pele, use vaselina líquida para hidratação. Não se esqueça de após a cicatrização, usar o filtro solar no local ao se expor ao sol para que a pele não fique manchada.

Dica de Aromaterapia: Use uma gota de óleo essencial de lavanda sobre a queimadura, duas vezes ao dia, não precisa diluir. O óleo essencial de lavanda é analgésico e antisséptico, diminuindo a dor e a inflamação. Lembrando que é de primordial importância para sua eficácia que o óleo essencial seja puro.

Ao aparecer bolhas na sua queimadura, procure uma unidade de pronto socorro, pois se trata de uma queimadura de segundo e terceiro grau, atingindo camadas mais profundas da pele. Nessa situação é necessário ser ministrados medicamentos para a dor, que o local seja devidamente limpo e que os curativos sejam feitos com orientações específicas.

Para você que sofreu queimaduras de segundo ou terceiro grau e tem cicatrizes, não se envergonhe e nem as esconda, elas fazem parte da sua história e tenha certeza que você continua linda, exatamente do jeitinho que você é. Liberte-se!


Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...