Devido ao distanciamento social, passamos grande parte do tempo (na verdade quase todo) em casa, aumentando os riscos de acidentes domésticos.
O principal acidente doméstico são as queimaduras que ocorrem com frequência ao utilizarmos o ferro de passar roupa, fogão e panelas, como também no uso de velas tanto com o objetivo de religiosidade, relaxamento ou melhora da visualização em ambiente escuros que não possuem rede elétrica.
Não permita que as crianças se aproximem destes objetos.
Atenção ao procedimento a ser seguido:
Coloque o local da queimadura em água corrente fresca até que a região esfrie. Caso não tenha acesso a água corrente, faça compressa de água fria com tecido limpo sobre o local, ao esquentar a compressa, troque por outra.
Se a queimadura apresentar apenas dor, calor e coloração vermelha, se trata de uma queimadura de primeiro grau, que atingiu apenas a camada mais superficial da pele, use vaselina líquida para hidratação. Não se esqueça de após a cicatrização, usar o filtro solar no local ao se expor ao sol para que a pele não fique manchada.
Dica de Aromaterapia: Use uma gota de óleo essencial de lavanda sobre a queimadura, duas vezes ao dia, não precisa diluir. O óleo essencial de lavanda é analgésico e antisséptico, diminuindo a dor e a inflamação. Lembrando que é de primordial importância para sua eficácia que o óleo essencial seja puro.
Ao aparecer bolhas na sua queimadura, procure uma unidade de pronto socorro, pois se trata de uma queimadura de segundo e terceiro grau, atingindo camadas mais profundas da pele. Nessa situação é necessário ser ministrados medicamentos para a dor, que o local seja devidamente limpo e que os curativos sejam feitos com orientações específicas.
Para você que sofreu queimaduras de segundo ou terceiro grau e tem cicatrizes, não se envergonhe e nem as esconda, elas fazem parte da sua história e tenha certeza que você continua linda, exatamente do jeitinho que você é. Liberte-se!
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Comentários
Postar um comentário