Pular para o conteúdo principal

Doe sangue, doe vida!

No final de ano muito se fala em fazer o bem ao próximo, em realizar doações e a tendência é pensarmos em coisas materiais, mas o que você acha de doar o seu tempo e um pouquinho do seu sangue? Hoje eu doei e fiquei muito feliz.

Ao doar sangue você ajuda pacientes com câncer, pessoas submetidas a transplantes, cirurgias de médio e grande porte, vítimas de queimaduras e acidentes. Justamente nesta época do ano os bancos de sangue ficam quase vazios de doadores devido as festas de final de ano, recessos e férias. Os necessitados não tiram férias, portanto ajude! É gratuito e seguro.
As mulheres podem doar a  cada 3 meses e os homens a cada 4 meses.
A quantidade de sangue retirada numa doação é recuperada rapidamente.

Segundo o Banco de Sangue de São Paulo, para ser doador de sangue é preciso:

  • Não ter tido: gripe ou resfriado nos últimos 7 dias, sífilis, doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de medicações;
  • Passou por endoscopia a mais de 6 meses;
  • Ter feito tatuagem ou piercing a 12 meses;
  • Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
  • Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH,etc);
  • Ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos responsáveis legais).
A equipe avaliará casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias em uma entrevista minuciosa visando garantir a segurança do doador e do paciente. Responda as perguntas com sinceridade, ao ser aprovado, há a doação e em seguida um lanchinho com suco. 

Recomendações pós doação:

  • Manter o curativo por pelo menos 4 horas;
  • Evitar flexionar o braço puncionado por 30 minutos;
  • Evitar esforços físicos exagerados por 12 horas;
  • Aumentar a ingestão de líquidos; 
  • Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas);
  • Não fumar por 2 horas.

Vários exames de última geração são feitos no sangue doado para se detectar a presença de agentes infecciosos do qual temos acesso ao resultado dias depois. 

Não deixe de ajudar quem precisa, quem ganha é você!


Uma situação que ocorreu hoje na entrevista de avaliação foi:
  1. "Você fez acupuntura nos últimos dias?"- Sim.
  2.  "Há quantos dias?" - Respondi: Há 3 dias.
  3.  "Fez com um médico, tudo certinho?" - Respondi gentilmente que não, o exercício da profissão de Acupunturista não é exclusividade médica, é multidisciplinar. É "certinho" fazer com alguém que não é médico. - Em seguida, eu sorri.
  4.  "Você levou as agulhas para o profissional?" - Claro que não, o paciente NUNCA leva as agulhas para a casa e nem leva para o acupunturista. O material utilizado é estéril, descartável e individual, assim como o utilizado aqui na coleta de sangue e nem por isso vocês são médicos.
Depois que o enfermeiro viu que eu era Acupunturista, imediatamente se desculpou sobre a pergunta "Fez com um médico?", respondi que entendia que ele estava desatualizado mas que agora ele já tinha a informação correta. Fiz uma pós-graduação de 2 anos de duração e desde então, são quase 8 anos que estudo quase todos os dias para ser cada dia melhor.


Imagem: Arquivo Pessoal


Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós Graduada em Educação Física e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...