A bursite se trata da inflamação da bursa, bolsa que armazena o líquido sinovial, presente nas articulações com a função de evitar impacto entre as extremidades. Já a tendinite se refere a inflamação nos tendões.
A bursite e a tendinite podem ser causadas por traumatismos ou por realizar movimentos repetitivos, podendo ser classificados como L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo), frequentemente acomete dedos das mãos, punhos, joelhos, cotovelos e ombros.
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a bursite e a tendinite são classificadas como Síndrome Bi gerada por fatores patogênicos como invasão de vento, frio, calor ou umidade, enfraquecendo o sistema imunológico.
Os tendões, músculos e o sangue, são estruturas referentes a energia do Fígado e da Vesícula Biliar, de acordo com o Zang-fu, pertencente ao elemento madeira de acordo com a teoria dos Cinco Elementos, elemento este que a emoção é a raiva. A tendinite e a bursite pode se tornar doença crônica, a energia do fígado não está fluindo, está estagnada, proporcionando deficiência da energia do sangue.
Classificação das variadas Síndrome Bi:
- Síndrome Bi Migratória: A dor ¨anda¨, tem a característica de percorrer o corpo, indicando o fator patogênico vento presente.
- Síndrome Bi Fixa: Possui a característica de piorar com estímulos frios e melhora com os estímulos quentes no local de dor, em alguns casos pode gerar deformidade nas articulações. Indicando a presença do fator patogênico frio.
- Síndrome Bi Calor: Caracterizado por dor, vermelhidão, calor e inchaço, indicando a presença do fator patogênico calor e umidade, aprofundamento da doença.
- Síndrome Bi Óssea: Caracterizado por deformidade das articulações como artrite reumatoide, devido ao longo tempo de doença.
O acupunturista irá avaliar a lesão, eliminar os fatores patogênicos, tonificar o sangue, desestagnar a energia do Fígado, identificar o meridiano afetado e equilibrar este excesso de energia. Proporcionando efeitos analgésicos, relaxamento muscular e analgésico agindo na causa do problema.
A dor limita o movimento, é aconselhado repouso e exercícios físicos regulares para movimentar a energia do local. Como escrevi anteriormente, a emoção referente ao elemento madeira é a raiva.
Reflita: Com o que você está irritado e insatisfeito? Quais as situações que te imobilizam, te prendem ou te limitam?
Identifique estes fatores e trabalhe internamente.
Tente ser mais maleável, mais flexível para que a melhora seja mais rápida. O seu corpo responde a tudo o que a sua mente diz.
Agende a sua sessão!
![]() |
Imagem: Arquivo Pessoal |
Por Suellen do Espírito Santo
Pós graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Profissional de Educação Física
Comentários
Postar um comentário