Quantas vezes nos referimos as contradições entre a mente e o coração, isto é, entre a razão e a emoção?
É muito comum ouvirmos a frase: "Meu coração pede isso, mas a minha cabeça quer aquilo" , chamam o coração de burro e de contraditório, mas pasmem meus queridos, tenho que lhes informar que:
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o Coração corresponde a mente (o Shen) . A mente é a consciência que é responsável pelo pensamento, sentimentos, estando ligado a toda atividade mental e espírito, memória e sono.
Os românticos também estão certos, o Coração também rege as emoções, como euforia e depressão, relaciona-se à alegria, ao riso.
Isto quer dizer que: Uma pessoa triste, deprimida, sugere a energia do coração fraco, deficiente. Já um estado de alegria e felicidade, sugere uma energia do coração forte, dando ao indivíduo o brilho no olhar, a vitalidade e alegria de viver.
Não, você não entendeu errado, é isso mesmo: Não há antagonismo e nem fragmentação quando se trata de razão e emoção. O individuo é sempre visto como um todo e por isso, que a acupuntura trata corpo, mente e espírito, já que todo meridiano está relacionado a um órgão, e todo órgão (e víscera) é visto por um aspecto físico, mental e emocional.
Todos nós já perdemos o sono por problemas racionais e emocionais, como também por euforia, pois queremos estar conscientes.
Todos nós já perdemos o sono por problemas racionais e emocionais, como também por euforia, pois queremos estar conscientes.
Assim como na Medicina Ocidental, a MTC reconhece também que o coração governa o sangue, controla a circulação e vasos sanguíneos. Se o Coração está forte e centrado, todos os outros órgãos conseguem realizar o seu trabalho de
forma adequada.
De acordo com a Teoria dos Cinco elementos o coração refere-se ao fogo, ao calor e ao verão.
Manifesta-se na língua e face, sendo a língua chamada de espelho do coração,
principalmente sua ponta, por isso é tão importante para nós acupunturistas visualizarmos o aspecto da língua do paciente.
Concluindo, a dúvida e a incapacidade de tomar decisões, na MTC, é característico da falta de energia de um outro órgão, a Vesícula Biliar. Portanto, pare de culpar o pobre coração!
Mas este já é um outro assunto, até breve!
Comentários
Postar um comentário