Pular para o conteúdo principal

Queimadura Solar e Acupuntura

Quantas vezes você se empolgou tanto para se divertir ao ar livre e esqueceu o protetor solar? Voltou para casa todo(a) ardido(a) e vermelho(o) como um pimentão?
Com certeza muita gente já passou por isso e sim, a acupuntura pode ajudar.

A queimadura solar ocorre quando o indivíduo fica sobre o sol ou sobre os raios ultravioletas (raios UV) sem protetor solar, causando inflamação a pele.

Em dias nublados também é possível se queimar, pois os raios UV não são bloqueados pelas nuvens.

Os sintomas são: 
  • dor,  
  • vermelhidão, 
  • ardor, 
  • coceira,
  • descamação. 
  • Em casos mais graves podem aparecer bolhas, inchaço e insolação.
Imagem: Arquivo Pessoal

Quanto menos melanina, pigmentação responsável pela proteção e coloração que possuímos na pele, maior é o risco de queimaduras solares.

A longo prazo as queimaduras solares repetidamente podem gerar câncer de pele, catarata, envelhecimento da pele e rugas.

Para se prevenir:
  • Proteja-se do sol: use óculos de sol, chapéu, fique na sombra,  use protetor solar diariamente, principalmente em ambientes em que a exposição é maior como praias, piscinas e montanhas. 
  • Evite o sol das 10h às 16h devido a intensidade ser maior. 
  • Repasse o protetor solar a cada  2 horas se estiver sobre grande exposição  solar.

Após uma queimadura solar:
  • Beba muita água,  
  • Tome banho frio, 
  • Faça compressas de água fria, 
  • Passe creme hidratante ou gel pós sol. 
  • Não estoure as bolhas, 
  • Não coce a pele, 
  • Não use roupas apertadas.
Dica: Use o óleo essencial de Lavanda diluído em óleo vegetal sobre a pele para diminuir o processo inflamatório.

A acupuntura pode ajudar na diminuição do processo inflamatório da pele e conseqüentemente, aliviando os sintomas por meio de pontos específicos para a retirada do excesso de calor, fator externo patológico (que com o passar do tempo se torna interno e mais complexo tornando-se uma insolação com aumento dos sintomas),  agindo na causa do problema.

Por Suellen do Espirito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...