A Convulsão, também conhecida como epilepsia, ocorre quando impulsos nervosos são enviados pelo cérebro desordenadamente para todas as partes do corpo podendo gerar inconsciência (desmaio), cerrar os dentes ou morder a língua, ter movimentos oculares rápidos, perder o controle da urina e/ou das fezes e contrações musculares involuntárias.
A duração das crises pode variar assim como a quantidade das crises de acordo com a gravidade. A epilepsia tem sintomas relativamente típicos, mas que não são iguais em todos os casos. A duração dos ataques pode ser curta ou longa, em alguns casos levam alguns segundos, ou alguns minutos, mas em outros, várias horas. O intervalo pode ser igualmente longo ou curto, podendo haver por exemplo, ataques diários ou vários ataques em um dia.
A acupuntura pode diminuir a duração, a quantidade e o intervalo das crises proporcionando melhor qualidade de vida e saúde ao paciente.
É um problema neurológico que pode ser antecipado por: dores no estômago, tontura, vertigem, opressão no peito, fadiga, agitação, irritação, insônia, alterações na visão, medo ou ansiedade.
Pode ser adquirido por fatores hereditários, congênito (durante a gravidez), lesões na cabeça, febre alta, problemas neurológicos, doenças cardíacas, hepáticas ou renal, hipertensão, baixo nível de açúcar no sangue, drogas e álcool.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), após 25 anos de pesquisa, publicou o livro Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials que reconhece a eficácia da acupuntura no tratamento de várias doenças, entre elas os casos de convulsão:
"As convulsões cessaram em 98% dos casos após 2 minutos de colocadas as agulhas"
Na Medicina Tradicional Chinesa o diagnóstico não é igual ao da Medicina Ocidental, para nós o tratamento consiste em retirar mucosidade (fleuma), vento e calor, acalmar a mente e tonificar a energia dos meridianos do fígado, rim, baço e estômago.
O enjôo, vertigem, opressão no peito e a fadiga são sintomas preliminares da subida de vento e fleuma. O excesso de calor interno resseca os líquidos corporais, (de modo que eles se condensam, criando fleuma) e quando o fogo se move gera vento interno (gerado pelo meridiano da energia do fígado) agita-se gerando as contrações musculares, a fleuma se move com ele e os dois perturbam o cérebro, razão pela qual vem a crise epiléptica de repente desmaiado.
Por estar fluido a energia do fígado, o indivíduo mostra-se nervoso e irritável. O fogo perturba o coração e o espírito, assim, o paciente sente-se agitado e angustiado, além de sofrer de insônia.
O meridiano do baço tem a função de transporte e transformação e o estômago a de receber o alimento. Com a fraqueza do baço e do estômago, os alimentos não se transportam nem se transformam, e o sangue e a energia não têm de onde ser produzidos, os músculos se encontram mal nutridos, por isso, ocorrem cansaço, preguiça e falta de forças. O baço não consegue fazer sua função de transporte, a fleuma e a umidade obstruem por dentro, e assim aparecem com freqüência enjôos ou vertigem. O meridiano do estômago perde a harmonia e a função de descender, aparecendo distensão abdominal e náuseas.
Ao ver alguém em crise, o que fazer? Dicas:
- Se possível coloque-o no chão evitando a queda do desmaio,
- Proteja a cabeça da pessoa em crise,
- Afaste móveis ou objetos próximos que podem machuca-lo durante as contrações musculares,
- Afrouxe as roupas,
- Não tente segura-lo,
- Não coloque nada na boca do indivíduo,
- Não dê nada para o indivíduo beber ou comer,
- Se houver vômito, coloque a cabeça da pessoa de lado,
- Chame atendimento especializado: telefone 192 - SAMU ou 193-Bombeiros, informando o local da ocorrência.
Imagem: Arquivo Pessoal |
Fonte de pesquisa:
Tratamento das Doenças Mentais por Acupuntura e Moxabustão - Autor: YeChenggu - Ed. Roca, pág. 169 à 173
Por Suellen do Espírito Santo
Educadora Física
Pós-Graduada em Acupuntura
Comentários
Postar um comentário