Foi publicado no dia 13/01/2017 no Diário Oficial da União que o Sistema Único de Saúde passará a oferecer meditação, reiki, quiropraxia, arteterapia, musicoterapia, tratamento naturopático e osteopático.
Estas práticas integrativas tem como principal foco não apenas tratar a doença, mas sim o paciente como um todo, prevenindo as doenças e mantendo a saúde do corpo e da mente.
Todas as terapias acima citadas possuem comprovação científica, inclusive possui seus benefícios reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Todos nós sabemos que infelizmente o SUS possui grandes problemas, muitas vezes há a falta de materiais básicos, tornando impossível o trabalho dos profissionais da saúde, gerando grandes filas de espera que duram meses e até mesmo anos, porém implantar estar novas práticas é um investimento pequeno que pode gerar economia de custos (inclusive em medicamentos e cirurgias) diminuindo o tempo na espera de uma vaga para iniciar o tratamento, podendo ser essa a "luz no fim do túnel".
![]() |
Imagem: Arquivo Pessoal |
No site G1 foi publicado uma matéria sobre este assunto, com o título: "Meditação, arteterapia e reiki passam a integrar procedimentos do SUS". Abaixo o link.
.http://g1.globo.com/bemestar/noticia/meditacao-arteterapia-e-reiki-passam-integrar-procedimentos-do-sus.ghtml
Devemos ressaltar que o SUS já oferecia tratamento termal, terapia comunitária, dança circular, ioga, massoterapia, auriculoterapia e práticas corporais em Medicina Tradicional Chinesa e desde então os pacientes reconhecem a eficiência do tratamento, proporcionando a possibilidade de implantação destas novas terapias.
"Pacientes do SUS encontraram nas terapias alternativas uma saída para as dores crônicas e depressão!" essa foi uma das reportagens do SP TV 2ª edição do dia 24/01/2017.
Segundo ela, mil pacientes por mês são atendidos no Hospital Vila Nova Cachoeirinha. A maioria faz acupuntura associados a outras terapias alternativas e os resultados aparecem logo no começo do tratamento, tratando as dores e as emoções.
Ótima reportagem! Vale a pena conferir. Abaixo o link.
http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/hospitais-da-capital-oferecem-tratamentos-de-graca-para-dores-cronicas-e-depressao/5599140/
Por Suellen do Espírito Santo
Educadora Física
Pós Graduada em Acupuntura
Gostaria de saber como faço para me inscrever nessas terapias, pois trabalho no Estado e sou atendida pelo Hospital do Servidor Público Estadual, e não sei se encaminhamento do servidor é aceito.
ResponderExcluirBoa noite Eliane! Por favor informe-se no Hospital do Servidor Público Estadual. Acredito que seja aceito. Beijos.
Excluir