Pular para o conteúdo principal

Cervicobraquialgia e Torcicolo

Você sabe qual é a diferença entre torcicolo e cervicobraquialgia? Atualmente o índice de pessoas com estas duas patologias vem crescendo cada vez mais. Você sabe por qual motivo?

A cervicobraquialgia é a dor que irradia para ombro, braço, antebraço, pulso e/ou mãos causada por desalinhamento e/ou inflamação de alguma vértebra (ou várias delas) comprimindo o nervo responsável por transmitir impulsos nervosos para a movimentação dos membros superiores e/ou  invasão de vento (comandada pela energia do meridiano do Fígado e da Vesícula-Biliar).

Quanto mais tempo o paciente demorar para procurar tratamento pode ocorrer aumento da inflamação na região cervical e nos membros superiores gerando ainda mais dor.

Alguns pacientes relatam não sentir dores na região do pescoço, apenas em algum local de um dos membros inferiores (dor intensa, seguido de fraqueza e formigamento) e muitas vezes fazendo vários exames nada é encontrado de errado na região.

O torcicolo é a dor na coluna cervical (pescoço), impedindo sua mobilidade natural devido a uma grande contração muscular, deixando a coluna cervical rígida.

Normalmente causado pela invasão de vento (mais comum que seja vento-frio) na parte de trás do pescoço, onde está localizado um conjunto de pontos de acupuntura denominado "porta dos ventos". 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a eficácia da acupuntura em 67 por cento dos casos de dor cervical e a cura de 80 por cento dos casos na primeira sessão de rigidez no pescoço.

Imagem: Arquivo Pessoal

Tanto a cervicobraquialgia quanto o torcicolo também podem ser provenientes de uma má postura, problemas esses cada vez mais frequentes na atualidade com o uso dos Smartfones e de impactos, como por exemplo o efeito chicote. 

Utilizamos vários pontos de acupuntura para eliminar os fatores patogênicos e relaxar a musculatura, caso seja necessário, após avaliarmos individualmente cada caso podemos incluir a ventosaterapia, a quiropraxia ou a auriculoterapia no tratamento para que os resultados sejam obtidos mais rapidamente.

Doenças crônicas como artrite e osteoporose podem causar dores crônicas e rigidez no pescoço associadas e agravadas por invasão de vento e estresse (medo, ansiedade ou raiva).

Dicas:

  1. Proteja sempre que possível a parte de trás do pescoço com um lenço pois fatores patogênicos externos podem invadir o corpo quando o nosso sistema imunológico está fraco. 
  2. Cuidado com as chuvas de verão no final do dia trazendo vento-quente e umidade-calor para o corpo.
  3. Atenção a postura quando deitar, sentar e abaixar. A coluna deve estar sempre ereta.
  4. Ao utilizar os Smartfones sempre os segure de forma a trazer próximo aos olhos evitando que a sua coluna cervical fique flexionada (a cabeça não pode ficar para frente), ela deve estar sempre ereta.
  5. Cuidado com o estresse, reserve um tempo para você. Seu corpo escuta tudo o que a sua mente diz. A raiva favorece a contração muscular.
  6. Se precisar, estou a disposição!

Por Suellen do Espírito Santo
Educadora Física
Pós-Graduada em Acupuntura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...