Pular para o conteúdo principal

Dor ciática

Sabe aquela dor lombar que aparece, repuxando ou fisgando a perna (podendo ser na parte posterior ou lateral da coxa), incomoda e te deixa por dias sem conseguir se movimentar adequadamente?

Na Medicina Tradicional Chinesa existem vários métodos que mandam esta dor embora.

Podemos usar:

  • Acupuntura sistêmica com pontos locais e distantes. A causa pode estar relacionada a traumatismos, por deficiência do meridiano (dos rins e Estagnação da energia do Fígado) ou por excesso (dos meridianos da Bexiga e Vesícula-Biliar, e secundariamente o meridiano do Estômago), problemas vertebrais ou ambos relacionados a alguma inflamação local (principalmente quando a dor já persiste a tempos).
  • Eletropuntura: Acupuntura sistêmica em que há estímulos elétricos na agulha promovendo descontração muscular e reabilitação dos impulsos nervosos do local.
  • Ventosaterapia:  As ventosas fazem a sucção da pele nutrindo e relaxando a musculatura, estimulando a circulação sanguínea e eliminando as toxinas existentes no sangue.
  • Uma boa massagem também ajuda a relaxar a musculatura e os tendões fazendo com que a energia flua livremente. Técnica não-invasiva.
  • Auriculoterapia: Consiste em colocar pontos na orelha referente as áreas reflexas do corpo. Podemos utilizar agulhas, sementes ou cristais.
  • Quiropraxia: Técnica que detecta e corrige problemas na coluna vertebral por meio de ajustes para que o corpo funcione de forma plena. Porém não é indicado para quem tem algumas doenças crônicas como osteoporose e nem osteopenia.


Antes de iniciarmos o tratamento o acupunturista irá avaliar a situação utilizando uma ficha de anamnese, palpação do local, análise de pulso e língua. Cabe lembrar que a avaliação do acupunturista não é a mesma que a avaliação médica.

 É importantíssimo que você saiba responder as seguintes questões, para que o profissional escolha o melhor método (ou a sequencia de métodos) para você: 

  1. Houve algum traumatismo (incluindo quedas, escorregões ou batidas) no local?
  2. Observe se a dor piora com o cansaço ou quando está em uma situação de stress ou raiva.
  3. Como está a sua postura neste exato momento? E ao andar, sentar e dormir?
  4. Qual é o peso da sua bolsa ou mochila diária? 
  5. Ultimamente carregou peso?

Mesmo que você saia com pouca ou nenhuma dor após a sessão, não se esqueça de obedecer as recomendações pós tratamento, caso elas não sejam seguidas você estará jogando o tratamento no lixo. 
É um tratamento, nem sempre a dor será sanada em apenas uma sessão. O número de sessões varia de pessoa para pessoa.
Faça sua parte!

Outra dica importante: Não tenha medo do futuro, acredite sempre que o melhor está por vir.


Imagem: arquivo pessoal

Por Suellen do Espírito Santo
Educadora Física
Pós-Graduada em Acupuntura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...