Comecei a notar que ultimamente os novos pacientes têm algumas dúvidas em comum quanto ao tratamento de Acupuntura, portanto tentarei esclarecer de forma simples e objetiva.
Por Suellen do Espírito Santo
- Você não precisa estar "doente" para fazer acupuntura: A acupuntura pode ser usada para prevenção de várias doenças, fazendo a manutenção da saúde. Por exemplo: Se você às vezes tem dores na coluna, não espere ter uma crise forte para procurar um acupunturista, mesmo sem haver a dor há tratamento para evitar que você tenha essa dor. Existem pacientes que fazem manutenção mensal, bimestral, semestral, etc.
- Não espere a intensidade da dor ou a doença se agravar: Sabe aqueles pequenos sinais ou sintomas que você tem às vezes e acaba deixando de lado, dizendo que logo irá passar? Não espere que os sinais e sintomas de agravem, quanto antes o tratamento de acupuntura for realizado, mais rápido e eficaz será o tratamento, às vezes necessitando apenas de uma única sessão. A acupuntura age na causa da doença e não apenas nos sintomas.
- Quantas sessões são indicadas? O número de sessões varia de pessoa para pessoa, para responder esta questão é necessário uma avaliação do acupunturista realizada na primeira sessão em que é possível dar um número médio de sessões.
- Na primeira sessão o tratamento é inicializado logo após a avaliação do acupunturista. É importante lembrar que a avaliação do acupunturista é diferente da avaliação médica e está sendo cada vez mais comum os médicos indicarem sessões de acupuntura para a melhora mais rápida do paciente.
- A acupuntura age no corpo física e mental por meio do fluxo adequado de energia que flui pelos meridianos. Meridianos são linhas de energia invisíveis comandada por cada órgão/vísceras (Zang-Fu). O excesso ou a deficiência de energia nos meridianos refletem nos incômodos que o paciente sente. Para que haja saúde, bem-estar e qualidade de vida é necessário que haja equilíbrio no fluxo dos meridianos.
- A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece os benefícios do método: Cientificamente os pontos de acupuntura agem nos neurotransmissores como as serotoninas e as endorfinas, conseguindo normalizar diferentes funções dos sistemas e órgãos.
- Sabe aquele dia de estresse? A acupuntura também trata os sentimentos negativos como: excesso de preocupação, medo, irritabilidade, tristeza, mágoas, etc. Afinal, com o passar do tempo tais sentimentos muitas vezes refletem em dores físicas. É importante retomar a paz de espírito.
- A acupuntura é um tratamento natural, sem efeitos colaterais recomentado para todas as faixas etárias. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem fazer o tratamento de acupuntura, além de ser um tratamento que pode ser complementar ao tratamento medicamentoso (tirando os efeitos colaterais e adversos dos remédios. Exemplos: náuseas, vômitos, dores de estômago, etc).
- A acupuntura é um tratamento facilmente associado a outros tratamentos. Podendo agir como tratamento principal ou complementar atuando em conjunto com tratamento medicamentoso (médico), reiki, massagem, aromaterapia, auriculoterapia, etc.
- A única forma de fazer o tratamento de acupuntura é com o uso de agulhas? Não, o uso de agulhas é o método mais tradicional mas não é o único. O tratamento pode ser realizado com métodos não invasivos e completamente indolores como: sementes de mostarda, esferas de cristais, luzes coloridas, stipers, magnetos, moxa, etc.
- A acupuntura atua na beleza? Claro que sim, toda pessoa saudável, em paz consigo mesma, equilibrada e auto-confiante é mais bonita. A beleza vem de dentro para a fora!
Também gravei um vídeo com essas e outras perguntas. Confira abaixo:
Você tem alguma outra dúvida que não foi esclarecida? Escreva sua pergunta nos comentários. Será um prazer ajuda-lo (a).
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior


Comentários
Postar um comentário