Pular para o conteúdo principal

Dúvidas Frequentes

Comecei a notar que ultimamente os novos pacientes têm algumas dúvidas em comum quanto ao tratamento de Acupuntura, portanto tentarei esclarecer de forma simples e objetiva.


  1. Você não precisa estar "doente" para fazer acupuntura: A acupuntura pode ser usada para prevenção de várias doenças, fazendo a manutenção da saúde. Por exemplo: Se você às vezes tem dores na coluna, não espere ter uma crise forte para procurar um acupunturista, mesmo sem haver a dor há tratamento para evitar que você tenha essa dor. Existem pacientes que fazem manutenção mensal, bimestral, semestral, etc.
  2. Não espere a intensidade da dor ou a doença se agravar: Sabe aqueles pequenos sinais ou sintomas que você tem às vezes e acaba deixando de lado, dizendo que logo irá passar? Não espere que os sinais e sintomas de agravem, quanto antes o tratamento de acupuntura for realizado, mais rápido e eficaz será o tratamento, às vezes necessitando apenas de uma única sessão. A acupuntura age na causa da doença e não apenas nos sintomas. 
  3. Quantas sessões são indicadas? O número de sessões varia de pessoa para pessoa, para responder esta questão é necessário uma avaliação do acupunturista realizada na primeira sessão em que é possível dar um número médio de sessões.  
  4. Na primeira sessão o tratamento é inicializado logo após a avaliação do acupunturista. É importante lembrar que a avaliação do acupunturista é diferente da avaliação médica e está sendo cada vez mais comum os médicos indicarem sessões de acupuntura para a melhora mais rápida do paciente.
  5. A acupuntura age no corpo física e mental por meio do fluxo adequado de energia que flui pelos meridianos. Meridianos são linhas de energia invisíveis comandada por cada órgão/vísceras (Zang-Fu). O excesso ou a deficiência de energia nos meridianos refletem nos incômodos que o paciente sente. Para que haja saúde, bem-estar e qualidade de vida é necessário que haja equilíbrio no fluxo dos meridianos.
  6. A OMS (Organização Mundial de Saúde)  reconhece os benefícios do métodoCientificamente os pontos de acupuntura agem nos neurotransmissores como as serotoninas e as endorfinas, conseguindo normalizar diferentes funções dos sistemas e órgãos. 
  7. Sabe aquele dia de estresse? A acupuntura também trata os sentimentos negativos como: excesso de preocupação, medo, irritabilidade, tristeza, mágoas, etc. Afinal, com o passar do tempo tais sentimentos muitas vezes refletem em dores físicas. É importante retomar a paz de espírito.
  8. A acupuntura é um tratamento natural, sem efeitos colaterais recomentado para todas as faixas etárias. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem fazer o tratamento de acupuntura, além de ser um tratamento que pode ser complementar ao tratamento medicamentoso (tirando os efeitos colaterais e adversos dos remédios. Exemplos: náuseas, vômitos, dores de estômago, etc).
  9. A acupuntura é um tratamento facilmente associado a outros tratamentos. Podendo agir como tratamento principal ou complementar atuando em conjunto com tratamento medicamentoso (médico), reiki, massagem, aromaterapia, auriculoterapia, etc.
  10. A única forma de fazer o tratamento de acupuntura é com o uso de agulhas? Não, o uso de agulhas é o método mais tradicional mas não é o único. O tratamento pode ser realizado com métodos não invasivos e completamente indolores como: sementes de mostarda, esferas de cristais, luzes coloridas, stipers, magnetos, moxa, etc.
  11. A acupuntura atua na beleza? Claro que sim, toda pessoa saudável, em paz consigo mesma, equilibrada e auto-confiante é mais bonita. A beleza vem de dentro para a fora!

Também gravei um vídeo com essas e outras perguntas. Confira abaixo:


Você tem alguma outra dúvida que não foi esclarecida? Escreva sua pergunta nos comentários. Será um prazer ajuda-lo (a).



Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...