Atualmente é extremamente comum as pessoas sentirem emoções como raiva, insegurança, culpa, ansiedade e medo, tendo em vista a vida moderna recheada de correria, estresse e cansaço. O problema é quando as emoções são reprimidas e criam bloqueios nas atividades diárias, passando a ser um tormento devido a "pressão" que a própria pessoa faz. As consequências são as disfunções fisiológicas e os Florais de Bach podem ajudar no processo de cura.
Desde 1956 os Remédios Florais de Bach são reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como tratamento natural devido ao instrumento de cura ser caracterizado sutil, suave, vibracional e profundo. Eles fazem parte de um método alternativo utilizado amplamente no tratamento de diversas patologias em vários países.
Origem dos Florais de BachDesde 1956 os Remédios Florais de Bach são reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como tratamento natural devido ao instrumento de cura ser caracterizado sutil, suave, vibracional e profundo. Eles fazem parte de um método alternativo utilizado amplamente no tratamento de diversas patologias em vários países.
Os Florais foram criados pelo Dr. Edward Bach que era bacteriologista e pesquisador na década de 1930. Ele definiu 7 grupos emocionais considerado gerais, na qual baseou-se na classificação de 38 estados negativos da mente e então para cada estado criou uma essência de planta ou floral.
Classificação dos grupos gerais criados:
Classificação dos grupos gerais criados:
- Medo: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chstnut.
- Incerteza: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat.
- Solidão: Impatiens, Water Violet, Heather.
- Desalento ou Desespero: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple.
- Hipersensibilidade a influências e ideias: Agrumony, Centaury, Walnut, Holly.
- Falta de interesse nas circunstâncias presentes: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud.
- Preocupação exagerada pelo bem-estar dos outros: Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water.
Tanto os Remédios Florais de Bach quanto os remédios homeopáticos são obtidos a partir de uma Tintura Mãe que sofre um intenso processo de diluição. Na literatura ainda não foi encontrado informações que sugerem a presença de substancias químicas provenientes das plantas, mas os defensores deste tratamento argumentam que o seu mecanismo de ação não depende de sistemas moleculares como ocorre nas terapias com o uso de medicamentos alopáticos. As flores silvestres transmitem sua "energia" para o remédio durante o processo de preparação e dessa forma exerce sua ação.
![]() |
| Imagem:Arquivo Pessoal |
Existe interação medicamentosa com florais?
Os florais não são considerados medicamentos pois o "ingrediente ativo" nos florais é a ENERGIA da planta, portanto não existe interação.
Mas deve haver atenção na presença de álcool na composição dos florais, por mais que seja uma porcentagem pequena, você deve buscar orientação.
Qualquer dúvida, ou se quiser saber sobre algum dos 38 estados específicos e o seu respectivo floral deixe o seu comentário.
Você pode curtir, compartilhar ou sugerir o próximo tema.
Évellin do Espírito Santo
Técnica em Farmácia
Graduada em Farmácia-Bioquímica
Mestranda USP
Profissional de Educação Física, terapeuta floral, mestre reiki e aromaterapeuta.
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior


Comentários
Postar um comentário