Pular para o conteúdo principal

As Emoções e os Florais de Bach

Atualmente é extremamente comum as pessoas sentirem emoções como raiva, insegurança, culpa, ansiedade e medo, tendo em vista a vida moderna recheada de correria, estresse e cansaço. O problema é quando as emoções são reprimidas e criam bloqueios nas atividades diárias, passando a ser um tormento devido a "pressão" que a própria pessoa faz. As consequências são as disfunções fisiológicas e os Florais  de Bach podem ajudar no processo de cura.

Desde 1956 os Remédios Florais de Bach são reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como tratamento natural devido ao instrumento de cura ser caracterizado sutil, suave, vibracional e profundo. Eles fazem parte de um método alternativo utilizado amplamente no tratamento de diversas patologias em vários países.

Origem dos Florais de Bach

Os Florais foram criados pelo Dr. Edward Bach que era bacteriologista e pesquisador na década de 1930. Ele definiu 7 grupos emocionais considerado gerais, na qual baseou-se na classificação  de 38 estados negativos da mente e então para cada estado criou uma essência de planta ou floral.


Classificação dos grupos gerais criados:

7 Grupos Emocionais e os nomes dos Florais relacionados:
  1. Medo: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chstnut.
  2. Incerteza: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat.
  3. Solidão: Impatiens, Water Violet, Heather.
  4. Desalento ou Desespero: Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple.
  5. Hipersensibilidade a influências e ideias: Agrumony, Centaury, Walnut, Holly.
  6. Falta de interesse nas circunstâncias presentes: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard, Chestnut Bud.
  7. Preocupação exagerada pelo bem-estar dos outros: Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water.

Tanto os Remédios Florais de Bach quanto os remédios homeopáticos são obtidos a partir de uma Tintura Mãe que sofre um intenso processo de diluição. Na literatura ainda não foi encontrado informações que sugerem a presença de substancias químicas provenientes das plantas, mas os defensores deste tratamento argumentam que o seu mecanismo de ação não depende de sistemas moleculares como ocorre nas terapias com o uso de medicamentos alopáticos. As flores silvestres transmitem sua "energia" para o remédio durante o processo de preparação e dessa forma exerce sua ação.

Imagem:Arquivo Pessoal

Existe interação medicamentosa com florais?

Os florais não são considerados medicamentos pois o "ingrediente ativo" nos florais é a ENERGIA da planta, portanto não existe interação.
Mas deve haver atenção na presença de álcool na composição dos florais, por mais que seja uma porcentagem pequena, você deve buscar orientação.

Qualquer dúvida, ou se quiser saber sobre algum dos 38 estados específicos e o seu respectivo floral deixe o seu comentário.
Você pode curtir, compartilhar ou sugerir o próximo tema.

Évellin do Espírito Santo
Técnica em Farmácia
Graduada em Farmácia-Bioquímica
Mestranda USP




Explicação no vídeo acima, por Suellen do Espírito Santo 
Profissional de Educação Física, terapeuta floral, mestre reiki e aromaterapeuta.
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...