Pular para o conteúdo principal

Tratando as Tonturas com Acupuntura

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a eficácia da acupuntura em 75% dos casos. A acupuntura trata desde a tontura mais leve até a vertigem mais severa.

Tontura leve se refere a mudança de posição do que se vê. Já a vertigem severa quando há perda do equilíbrio e tudo ao seu redor parece girar.
Muitos pacientes relatam a incapacidade de pensar ou se concentrar devidamente, gerando uma certa “confusão”. Pode haver sonolência, sensação de flutuar ou sensação de logo desmaiar. Pode ocorrer em todas as idades.

A Medicina Tradicional Chinesa se refere a tontura como vento de Fígado. Existem dois tipos de vento. 
  1. Vento externo que penetra pela parte de trás do pescoço penetrando no corpo, trazendo rigidez no pescoço e/ou dores nas costas e atingindo a energia do Fígado, 
  2. Vento interno causado por alguma deficiência energética ou excesso de emoções (como raiva, ressentimento, frustração ou rancor, muitas vezes reprimido), gerando excesso de calor interno e prejudicando os pensamentos. 
  3. Muitas vezes pode haver mucosidade, onde o paciente relata sensação de peso ou atordoamento característico, visão borrada e dificuldade de concentração. 

O acupunturista avaliará individualmente o paciente por meio de várias perguntas, análise de pulso e língua para diagnosticar e tratar a causa. Lembrando que o diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa não é igual a Medicina Ocidental. Normalmente quanto mais tempo você deixar o sintoma se agravar mais tempo demorará para tratar.
Imagem: Arquivo Pessoal


Na Medicina Ocidental a tontura e a vertigem ocorrem devido a uma queda na pressão arterial ou diminuição do fluxo sanguíneo na cabeça, podem também estarem relacionadas com o ouvido que apresenta excesso de cera, vertigem postural, otite média, labirintite aguda, desidratação, superaquecimento do corpo, problemas neurológicos, transtornos de ansiedade, hipoglicemia, efeitos colaterais de alguns medicamentos, etc.

Procure um médico quando:
  • A tontura surgir depois de traumas na região da cabeça,
  • A tontura se tornar frequente,
  • Haver dificuldade para falar, fraqueza nos membros, dificuldade para se locomover, dor de cabeça forte, dor no peito e/ou arritmia.

Dicas:
  • Beba água: A desidratação pode proporcionar a tontura. Água é vida!
  • Não guarde sentimentos negativos: Eles estagnam nosso corpo e nossa mente.
  • Sempre que estiver ventando utilize lenço ou cachecol no pescoço para evitar que o vento penetre no corpo.
  • Aprenda a sentir o seu corpo: Saiba descrever dores e desconfortos com detalhes, cada sensação diferente de dor ou desconforto tem um significado diferente para o acupunturista.
  • Fale todos os problemas de saúde que você teve nos últimos tempos mesmo que você acredite que não haja relação entre eles. Sim, pode haver!
  • Conte com a acupuntura para o que você precisar pois além de ser utilizada para tratamento a acupuntura também é utilizada para prevenção!

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...