Pular para o conteúdo principal

Dicas e Cuidados com Fitoterápicos

Nos últimos anos a fitoterapia vem crescendo significativamente, e o Brasil é considerado um país privilegiado para o desenvolvimento de pesquisas neste setor, afinal possui um terço da flora mundial em seu território.

Mas, o que são Fitoterápicos?
O fitoterápico consiste no uso de plantas (folhas, flores, frutos, raízes, cascas de plantas) com finalidade terapêutica.

A fitoterapia é amplamente difundida na cultura chinesa, e na cultura ocidental vem ganhando o seu espaço. Devido a isso, de acordo com cada país cria-se diferentes normas e conceitos. Quem regulamenta essas questões no Brasil é ANVISA.
A ANVISA determina que os chás não são considerados fitoterápicos, e sim plantas medicinais. Elas são utilizadas devido ao conhecimento das plantas através da tradição de uma comunidade, que sabe os procedimentos de preparo sendo capazes curar ou aliviar os sintomas diferente dos fitoterápicos, que são medicamentos provenientes da industrialização da planta medicinal. O processo de industrialização assegura o paciente, evitando contaminações e padronizando a quantidade de fármaco que deve ser usado.
Os fitoterápicos industrializados só podem ser comercializados quando registrados na ANVISA/Ministério da saúde.

Esses medicamentos podem ser apresentados em diversas formas farmacêuticas, como:
  • Pós
  • Extratos
  • Cápsulas
  • Xaropes
  • Pomadas
  • Tinturas
  • Supositórios e Óvulos
  • Óleos Medicinais
  • Suspensões
  • Comprimidos
  • Grânulos
Desde 2008 foi instituído o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos com o objetivo de inserir plantas medicinais e serviços relacionados a fitoterapia no Sistema Único de Saúde. Visando o reconhecimento de tradições e práticas populares do uso de remédios caseiros e plantas medicinais.

Existe a ideia de que produtos provenientes da natureza não fazem mal e podem ser utilizados indiscriminadamente... o que não é verdade. O uso de fitoterápicos exige a mesma atenção que os medicamentos alopáticos pois também possuem contraindicação.

Dicas:
  • Os fitoterápicos interagem com outros medicamentos e alimentos.  Então, você deve ser orientado pelo farmacêutico e pelo médico.
  • O profissional que prescrever deve ser devidamente habilitado.
  • Não se automedique.


Évellin do Espírito Santo
Técnica em Farmácia
Graduando em Farmácia e Bioquímica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...