Pular para o conteúdo principal

Tratando Gastrite e Azia com Acupuntura

Exagerou no final de semana, "meteu o pé na jaca" e está com problemas digestivos?
Você conhece alguém que tenha azia ou gastrite? Você sabe qual é a diferença?

Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão das paredes do estômago, às vezes pode passar despercebida, como também pode gerar dor intensa na parte superior do abdome e ser acompanhada de falta de apetite, náusea ou vômito. Existem gastrites agudas (que duram dias) e crônicas (que duram anos).

A maioria dos pacientes me procuram com o diagnóstico Ocidental definido: Gastrite. Quando peço para descrever os sintomas e sensações normalmente se referem a "queimação" na parte superior do abdome. Já a azia é a "queimação" na região do esôfago e a dor se localiza atrás do osso esterno (no peito) gerada pela produção em excesso de ácido clorídrico secretado pelo estômago.


Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem os desconfortos da azia, também conhecida como pirose.

A Medicina Tradicional Chinesa se refere a Gastrite exatamente como calor de estômago, e tem o tratamento parecido com a azia que também é considerado um tipo de calor interno, cabe ao acupunturista avaliar e diagnosticar a CAUSA deste "calor" escolhendo os melhores pontos para cada paciente. Os pacientes relatam a melhora dos sintomas durante a própria sessão de acupuntura.
Todo diagnóstico é individualizado, pois analisamos a ficha de anamnese (com a descrição dos seus sintomas e informações sobre o seu dia-a-dia), pulso e língua.

Dicas:
  • Atenção na sua alimentação
    • Frituras, excesso de carnes vermelhas, gordura e doces aumentam o calor de estômago e esôfago. 
    • Faça as refeições pelo menos duas horas antes de dormir para que os alimentos possam ser digeridos.
    • Evite comer muito em uma única refeição, se alimente periodicamente várias vezes aos dia. 
    • Deixe os vegetais como beterraba, rabanete e cenoura fazerem parte da sua alimentação pois possuem propriedade alcalina.
  • A ingestão de bebida alcoólica favorece a gastrite.
  • Alguns medicamentos e doenças autoimunes agridem o estômago.
  • Chá de arroz e/ou chá de hortelã: Ferva um punhado de grão de arroz, espere esfriar e tome a água ou ferva a água, apague o fogo do fogão, coloque um punhado de folhas de hortelã, tampe por 10 minutos, coe e beba o chá. A dor diminuirá consideravelmente.


As gastrites nervosas possuem causas emocionais relacionadas principalmente com ansiedade, preocupação ou excesso de trabalho mental, portanto o aspecto psicológico também será trabalhado durante as sessões de acupuntura.

Os idosos são mais propensos a essa doença, pois possuem o revestimento interno do estômago mais fino, esta situação é chamada de gastrite atrófica. Eles também são mais propensos a infecção por uma bactéria chamada Helicobacter Pylori presente em algumas gastrites, caso o paciente não seja tratado pode gerar o surgimento de úlceras estomacais.


Imagem: Arquivo Pessoal

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...