Postagem especial para o Mês das Mães.
Sabia que a acupuntura soluciona problemas na amamentação? Você sabe como amamentar corretamente o seu bebê e quais são os benefícios da amamentação?
Segundo o Ministério da Saúde a amamentação é primordial nos seis primeiros meses de vida de um bebê, não sendo necessário mais nada do ponto de vista nutricional para essa criança se desenvolver com saúde.
O leite materno é rico em nutrientes responsável pelo desenvolvimento cerebral da criança, fortalece o sistema imunológico e o vínculo mãe-filho. Aumenta a autoestima da mulher, diminui os riscos dela desenvolver câncer de mama e ovário, doenças cardíacas, osteoporose e anemia.
Atualmente, apenas 38% das crianças nesses primeiros meses de vida no mundo se alimentam exclusivamente de leite materno muitas vezes por insegurança das mães ou pelo fato de haver problemas na produção ou na descida do leite, na maioria das vezes associadas a desequilíbrios emocionais.
A Acupuntura restabelece a livre circulação de energia dos meridianos e tonifica o sangue, além de usar pontos específicos na produção do leite materno. Na primeira sessão os benefícios já são notados, garantindo que a criança cresça de forma saudável.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece que a acupuntura tem um índice de sucesso em 92% dos casos em casos de lactação deficiente.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece que a acupuntura tem um índice de sucesso em 92% dos casos em casos de lactação deficiente.
Quanto mais o bebê sugar mais a mãe é estimulada a produzir o leite materno. A OMS recomenda a amamentação até os 2 anos de idade da criança. A legislação trabalhista em vigor prevê dois intervalos para amamentação, de meia hora cada, durante a jornada de trabalho, até que a criança complete seis meses. Porém o tempo acaba sendo muito pequeno para muitas mulheres que trabalham longe de casa, a solução acaba sendo o armazenamento. O leite materno pode ser armazenado por até 15 dias no congelador.
Faça o momento de amamentar um "ritual", é importante sentir-se calma e tranquila, em posição confortável, é um momento de amor e carinho. O bebê precisa abrir bem a boca e pegar além do bico do seio deve também pegar parte da auréola (mais a parte de baixo do que a de cima) para evitar as tão famosas "rachaduras" no local. Ele deve estar com as bochechas cheias e o nariz livre para facilitar a respiração, o queixo do bebê encosta à mama da mãe.
Um beijo especial a todas as mulheres que podem não ter dado a vida, mas deram todo o amor e carinho a seus filhos!
Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Comentários
Postar um comentário