A acupuntura vem ganhando espaço aqui no Brasil de forma multiprofissional, responsável e ética. Podendo ser facilmente associada a outros tratamentos.
É lamentável que falhas como essas se repitam! Mais respeito com a nossa profissão, pois a escolhemos e a amamos. As emissoras precisam tomar mais cuidado com as fontes das informações passadas aos telespectadores.
Por Suellen do Espirito Santo
Educadora Física
Pós-Graduada em Acupuntura
Acupuntura não é uma especialidade médica!
O programa Viver Bem - Bloco 2 - Acupuntura exibido no dia 02/05/2015 pela TV Tribuna (Afiliada da Rede Globo) o entrevistado estava esclarecendo dúvidas importantes da população, porém erroneamente informou que "precisa ser médico para fazer acupuntura", isso é uma inverdade, um desrespeito a todas as outras formações de base que se especializam e são reconhecidos pelo MEC como acupunturistas. Há cerca de 40 mil profissionais atuando com acupuntura no Brasil.
Veja a reportagem na íntegra:
Os conselhos dos profissionais da saúde (desde 1993) reconhecem a especialização em acupuntura como um exercício democrático, pois a Justiça Federal reconheceu a acupuntura como atividade profissional vinculada a saúde publica.
Diante de tudo isso, ainda na rede pública ainda só são aceitos acupunturista médicos, por qual motivo? Se em muitos postos de saúde não tem médicos suficientes para tratar dos pacientes, qual a intenção de monopolizar a acupuntura? A aplicação de agulhas é um método tradicional considerado invasivo, se é esta a questão não há problemas pois podemos utilizar outros métodos como ventosa, moxa, magneto, stipper, colorpuntura, laser etc. que são classificados como não invasivos. Cabe salientar que as agulhas utilizadas são agulhas descartáveis tão finas quanto um fio de cabelo que medem em torno de 25mm e apenas a ponta da agulha é introduzida na pele do paciente. É o suficiente para gerar uma lesão?
![]() |
Imagem:http://biomedico-acupuntura.blogspot.com.br/2014/03/agulhas-de-acupuntura.html |
Não há a necessidade de ser médico para se especializar em acupuntura, pois a acupuntura faz parte da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) em que o diagnostico é diferenciado, observando coloração e características apresentadas na língua, pulsologia radial (análise da energia dos órgão e das vísceras), sintomas e sinais do paciente envolvendo coloração do rosto, inspeção, queixas e anamnese com perguntas do dia-a-dia do paciente. Depois de haver todas estas ¨coleta de dados¨ o diagnóstico é analisado por meio da teoria do Tao (Yin e Yang- que já abordei aqui no blog), teoria dos cinco elementos, formação das substâncias fundamentais, zang fu e oito príncipios de diagnóstico; é completamente diferente do diagnóstico da medicina ocidental.
O Programa Bem-Estar da Rede Globo já cometeu o mesmo erro porém se retratou pedindo desculpas a todos os Acupunturistas um dia depois da exibição da matéria:
.
É lamentável que falhas como essas se repitam! Mais respeito com a nossa profissão, pois a escolhemos e a amamos. As emissoras precisam tomar mais cuidado com as fontes das informações passadas aos telespectadores.
Por Suellen do Espirito Santo
Educadora Física
Pós-Graduada em Acupuntura
Comentários
Postar um comentário