Pular para o conteúdo principal

Cólicas Menstruais e Acupuntura

65% das mulheres brasileiras sofrem de cólica menstrual, a média internacional é de 70 à 90%. O índice realmente é muito alto, mas você não precisa se conformar e viver assim.

Dismenorreia ou menstruação dolorosa é o nome dado as cólicas menstruais caracterizada por dor intensa no baixo ventre (pélvica) antes ou durante o ciclo menstrual.

Aplicações de calor no abdome, uma dieta leve e a prática regular de exercícios físicos aliviam as cólicas, mas a acupuntura vem se mostrando cada vez mais uma ótima aliada na luta feminina contra essa dor que dificulta a realização das tarefas diárias de muitas mulheres, incluindo o rendimento profissional que, segundo a estudos, diminui cerca de 70%.

Existem dois tipos de dismenorreia:
  1. Dismenorreia primária:  A cólica surge nos primeiros anos de menstruação, sem estar associada a qualquer outra doença. Com a gravidez ou por volta dos 25 anos a dor passa ou diminui, afeta 33 milhões de brasileiras.
  2. Dismenorreia secundária: A cólica está associada a alguma doença ginecológica ou alteração no sistema reprodutivo.
Outros possíveis sintomas relacionados:
  • Náuseas ou vômitos
  • Cansaço
  • Irritabilidade
  • Cefaleia
  • Diarreia
  • Dores nas costas
  • Mal estar
  • Insônia
A acupuntura é um tratamento eficaz pois reduz a dor da paciente ao fortalecer o sangue e a circulação de energia ocorrendo a diminuição das contrações uterinas que levam a dor. Normalmente na primeira sessão as pacientes relatam relaxamento, melhora no humor e melhora na irritabilidade, além de grande diminuição da dor, cessando inclusive os demais sintomas relacionados.

A acupuntura não tem efeitos colaterais e pode ser indicada para tratar pacientes que não podem tomar os medicamentos relacionados ou associada ao tratamento medicamentoso.

Imagem: Arquivo Pessoal


Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...