Pular para o conteúdo principal

Acupuntura no tratamento de Gota: Um estudo de caso

A Gota é uma doença crônica caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, que propicia o depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações.
O excesso de ácido úrico normalmente é excretado pelos rins. Quando isto não acontece, verifica-se uma deposição de cristais do ácido podendo afetar tecidos e articulações de várias partes do corpo como pés, joelhos, tornozelos, punhos, dedos, tendões, bainhas sinoviais e tecidos subcutâneos.
 A dor intensa é acompanhada de edema, inflamação e vermelhidão da articulação e, quando atinge outra articulação, pode ser confundida com artrite ou tenossinovite. Todos os indivíduos que desenvolvem Gota têm hiperuricemia, mas nem todos os hiperuricêmicos têm Gota. 
Foto: Arquivo Pessoal
A dieta rica em purinas, substância encontrada em gorduras, proteínas e bebidas alcoólicas, é considerada como fator etiológico da Gota, já que ela eleva os níveis de ácido úrico no organismo, porém esta dieta é responsável por apenas 10 a 12% da geração de ácido úrico corporal. A maior parte é produzida pelo próprio organismo.
A forma primária da doença está relacionada a uma deficiência provavelmente genética, de origem desconhecida, na excreção do ácido úrico, sendo essa a causa mais comum. Já a Gota secundária desenvolve-se em consequência de alguns medicamentos ou doenças.

 Para manter a variação do ácido úrico dentro dos padrões é indispensável manter uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares.

 O sujeito da pesquisa trata-se de um homem de 56 anos, que teve analisado dados referentes aos sintomas e exames laboratoriais, e em seguida, foi submetido a 10 sessões de acupuntura. No tratamento foi utilizado protocolo variável de pontos, com avaliação contínua durante as sessões. A indicação de pontos teve como base autores da literatura clássica da Medicina Tradicional Chinesa e a utilização de moxa direta sobre a agulha. 
Foto: Arquivo Pessoal

Concluiu-se que a acupuntura combinada com moxabustão produziu resultado satisfatório reduzindo as dores constantes em 90% de lombar, joelho, calcâneo e tornozelo mantendo a funcionalidade e a qualidade de vida com grande melhora nos sintomas e sinais da doença.

Com apenas dois atendimentos as tonturas cessaram, dores intensas no pé, com inchaço e vermelhidão na região do hálux e calcanhar.  Joelho, dores nas panturrilhas, lombar e cóccix até mesmo a coloração das pernas melhoraram.

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-graduada em Acupuntura

Comentários

  1. Olá, poderia dizer quais os pontos que utilizou?? Pelo que li segundo a MTC, a gota é causada por mucosidade no meridiano do BP e consequentemente afetando o Rim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...