Campanhas de Prevenção: Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul. Você conhece o Novembro Laranja?
São todas campanhas de prevenção com o objetivo de alertar quanto a importância de cuidar da saúde.
Setembro Amarelo - Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio
Escondemos muitas dores atrás de um sorriso, por isso o mês de setembro tem como slogan:¨Falar é a melhor solução."
Diga o que sente para as pessoas que confia, dialogue, converse, se expresse. Caso seja necessário, procure os profissionais especializados na saúde mental das pessoas, que é o psicólogo e o psiquiatra, não há motivos para ter nenhum tipo de vergonha e nem preconceito, eles não são "médicos de loucos", são profissionais que nos ajudam a entender nossos sentimentos.
Caso necessite conversar para ter ajuda e apoio emocional com urgência, ligue para o telefone: 188. Funciona 24 horas por dia gratuitamente em todo Brasil.
Jamais sofra em silêncio, lembre-se sempre que seus sentimentos são importantes, sua vida é uma dádiva.
A acupuntura pode ajudar o paciente a passar pelos mais diversos problemas emocionais. Caso queira saber mais, acesse os links: Como a acupuntura pode ajudar nas suas emoções e bem estar ,
Outubro Rosa - Campanha de prevenção do câncer de mama
É muito importante que todas as mulheres façam o auto exame nas mamas, consulte o ginecologista anualmente e realize exames periódicos.
Para realizar o auto exame é necessário que mensalmente, após o período da menstruação, a observação das mamas nuas em frente ao espelho, palpação das mesmas em pé e palpação deitada buscando sentir possíveis nódulos. Se além de algum nódulo, notar modificação da pele, alteração da cor ou do tamanho da mama, não se apavore, procure o seu ginecologista, ele solicitará novos exames e o orientará da forma correta.
Procure uma ginecologista a partir dos 20 anos para quem tem casos na família e aos 40 anos para quem não tem o fator hereditariedade.
Novembro Azul - Campanha de prevenção do câncer de próstata
É necessário que todos os homens procurem um urologista a partir dos 45 anos de idade e façam os exames preventivos periódicos (anualmente), pois são fundamentais para identificar a doença em estágio inicial, com chances de até 90% de cura.
Não há a necessidade de ter vergonha ou preconceito, homem também se cuida.
Os principais sintomas iniciais são: vontade frequente em urinar, pouca quantidade de urina, após urinar ter a sensação de que a bexiga ainda está cheia, dor nos testículos, dor na ejaculação, apresentar sangue no sêmen e impotência.
Todos os tipos de câncer sempre que descobertos no início possuem maior chance de cura. Se você tenha casos de câncer na família, redobre a sua atenção sobre o assunto. Prevenir é sempre melhor.
![]() |
| Imagem: Arquivo Pessoal |
A acupuntura pode ajudar a proporcionar alívio dos sintomas do câncer e da quimioterapia, diminui a dor pós cirúrgica, minimiza os efeitos colaterais dos medicamentos e consequentemente, melhora o bem-estar destes pacientes.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a eficácia do tratamento de acupuntura em 93% dos casos na eliminação de náuseas, vômitos e falta de apetite, além de ser minimizado consideravelmente as tonturas e o cansaço, pertencentes as reações adversas do tratamento de radioterapia e quimioterapia dos pacientes. Quanto as dores, a OMS reconhece a analgesia imediata em 70% dos casos e a analgesia prolongada em 92% dos casos.
Novembro Laranja - Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido no Ouvido
O zumbido atinge todas as faixas etárias e necessita de tratamento multidisciplinar com a otoneurologia relacionado com a causa.
Pode ser desencadeado por problemas no sistema auditivo, doenças neurológicas, problemas psiquiátricos, problemas musculares na região da cabeça e pescoço ou odontológicos, alterações no metabolismo ou hormonais.
A OMS reconhece a eficácia do tratamento de acupuntura superior à medicação convencional, de 23% dos casos, portanto o acupunturista também pode ser um dos profissionais participantes do tratamento multidisciplinar.
Por Suellen do Espirito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura


Comentários
Postar um comentário