Pular para o conteúdo principal

Pedra na Vesícula (Colelitíase) e a Acupuntura

A Vesícula  Biliar é um pequeno órgão localizado próximo ao Fígado, a Vesícula armazena a bile, substância que ajuda na absorção de gordura dos alimentos.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a Vesícula Biliar é considerada a víscera (fu - yang) do elemento madeira, possui um meridiano próprio que percorre a lateral de todo o corpo. O Fígado compõe o órgão (zang - yin) do elemento madeira. A vesícula possui três funções: Estocar e excretar a bile, controlar os tendões e controlar as decisões, dando coragem e iniciativa.

Com a formação de pedras ou cálculos no interior da vesícula, o paciente pode apresentar dor intensa do lado direito do abdome, abaixo das costelas, náuseas, vômitos, falta de apetite, tonturas, dores de cabeça laterais e problemas na digestão.

  • Causas da Pedra na Vesícula

Na Medicina Ocidental: Histórico familiar de pessoas com pedra na vesícula, fumo, hipertensão arterial, falta de atividade física, diabetes, colesterol alto, dieta pobre em fibras, rica em gorduras e carboidratos.

Na MTC, a livre circulação de energia nos meridianos, principalmente do Fígado, é o fator mais importante na manutenção normal dos ácidos biliares, a estagnação da energia do Fígado é um pré-requisito para a formação das pedras, pois a bile não é devidamente secretada gerando acumulo de umidade-calor gerada inclusive pela irritabilidade, raiva e stress, além dos fatores já citados.

  • Tratamentos:

Na Medicina Ocidental, as pedras na vesícula não são consideradas uma situação grave, mas pode levar a agravamentos, como por exemplo a inflamação do pâncreas ou da própria vesícula. O exame utilizado para saber se os sintomas são causados pelas pedras é o ultrassom, caso haja cálculos é necessário a retirada da vesícula de maneira cirúrgica. É considerada "uma cirurgia simples" mas temos que lembrar que toda cirurgia possui riscos, portanto as orientações dadas pelos médicos no pré e no pós operatório devem ser seguidas corretamente.

Segundo Maciocia, há três tipos de cálculos: Cálculos de colesterol (são geralmente cálculos isolados), cálculos pigmentados (são numerosos, compostos de pigmentos biliares) e cálculos mistos (compostos de camadas de colesterol, cálcio e bilirrubina). Giovanni Maciocia, acupunturista renomado, diz no seu livro "Prática da Medicina Chinesa" que a acupuntura pode ser utilizada para facilitar a expulsão das pedras na vesícula menores que 1 cm, porém não é um tratamento fácil,  as agulhas devem ser mantidas por mais de 40 minutos e manipuladas em intervalos pelo acupunturista e administrado diariamente por 10 dias, podendo utilizar eletroacupuntura. 
Todos os sintomas podem ser controlados por meio da acupuntura, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente, além de auxiliar no pré e no pós operatório.



Imagem: Arquivo Pessoal

Por Suellen do Espírito Santo
Educadora Física
Pós-Graduada em Acupuntura


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...