Pular para o conteúdo principal

Aurículoterapia, Aurículopuntura e Acupuntura Aurícular. Qual a diferença?

Matando a curiosidade de vocês quanto a aurículoterapia, aurículopuntura e acupuntura aurícular. E já adianto que nada disso é piercing.

A aurículoterapia, também é conhecida como aurículopuntura ou acupuntura aurícular, é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa utilizado pelo acupunturista, que parte do princípio que a orelha é um microssistema, e por isso, nela se encontram áreas correspondentes a todas as estruturas físicas e emocionais do paciente.

Todas as nomenclaturas consistem na estimulação de determinados pontos, localizados na orelha, correspondentes as queixas e necessidades do paciente, com o objetivo de equilibrar a sua energia e assim agir de forma preventiva ou como tratamento, promovendo bem-estar e qualidade de vida. 

Na orelha as áreas físicas correspondentes estão posicionada como um feto invertido, nos facilitando entender a localização anatômica de cada estrutura. 

Normalmente, aurículopuntura e acupuntura aurícular se referem ao uso de agulhas para estímulo. Além das agulhas, podemos utilizar outros materiais para obter esta estimulação, de forma não invasiva, como sementes de mostardas, cristais, pastilhas de silício, esferas de ouro ou de prata mantendo a permanência do material por alguns dias, conhecido como aurículoterapia.

Estudos científicos foram realizados comprovando os efeitos benéficos da aurículoterapia, e assim como a acupuntura, vários países do mundo a utilizam isoladamente ou em conjunto com outras técnicas.

Sempre quando falamos de agulhas, as pessoas me perguntam: "Mas dói?"
Sinceramente, tem pessoas que não sentem absolutamente NADA. As agulhas são mais finas que um fio de cabelo. 
A maioria dos pacientes preferem as agulhas, pois são retiradas na mesma sessão, já os demais possíveis materiais podem acabar incomodando ao longo dos dias, devido a sua permanência. 
Respeito as preferência dos pacientes.

Me conta, você já fez aurículoterapia?





Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física,
Mestre Reiki, Terapeuta floral e aromaterapeuta 
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...