Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)/Acupuntura, o intestino tem função fisiológica e energética. O meridiano do intestino também é composto pelo Intestino Grosso e Intestino Delgado.
Meridianos são linhas de energia que percorrem diferentes áreas do corpo.
O Intestino Grosso é responsável pela eliminação de resíduos e pelo controle de líquidos corporais. Ele ajuda a transformar e excretar substâncias residuais após a absorção dos nutrientes, mantendo o equilíbrio dos fluidos. Na acupuntura, o Meridiano do Intestino Grosso percorre desde a mão até o rosto, e pontos desse meridiano são usados para tratar questões relacionadas a intestino, pele e condições respiratórias, já que o Intestino Grosso está energeticamente ligado ao Pulmão.
No aspecto emocional, o Intestino Grosso está relacionado à capacidade de “deixar ir”. Desequilíbrios nesse meridiano podem manifestar-se como apego ao passado, tristeza ou melancolia.
Já o Intestino Delgado tem a função de separar o “puro” do “impuro” nos alimentos e nos líquidos. Ele classifica o que é útil para o corpo e o que deve ser eliminado. Esse processo simbólico de separar o essencial do descartável também se aplica ao nível mental e emocional. O meridiano do Intestino Delgado também percorre outra região da mão até a cabeça e é muitas vezes ativado para tratar condições que envolvem a digestão, absorção de nutrientes e dores de cabeça.
No aspecto emocional, o Intestino Delgado está ligado à capacidade de discernimento e ao entendimento, ajudando na tomada de decisões e na clareza mental.
Diante dos sinais e sintomas correspondentes, nas sessões de acupuntura, pontos ao longo dos meridianos do Intestino Grosso e Intestino Delgado são estimulados para equilibrar as funções, tanto no aspecto físico quanto emocional. Estes pontos ajudam a promover o fluxo adequado de energia e a aliviar desequilíbrios que possam causar sintomas físicos, como constipação, diarreia, desconforto abdominal, ou sintomas emocionais, como apego excessivo, confusão, dificuldade de tomar decisões. Influenciando diretamente na melhora da imunidade e do bem-estar do paciente.
Você já sabia destas informações sobre o assunto?
Por Suellen do Espírito Santo
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Aromaterapeuta, Terapeuta Floral de Bach e Reikiana Nível Master
Comentários
Postar um comentário