Pular para o conteúdo principal

Saúde Intestinal: Conheça os aspectos emocionais.

 Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)/Acupuntura, o intestino tem função fisiológica e energética. O meridiano do intestino também é composto pelo Intestino Grosso e Intestino Delgado.

Meridianos são linhas de energia que percorrem diferentes áreas do corpo. 

O Intestino Grosso é responsável pela eliminação de resíduos e pelo controle de líquidos corporais. Ele ajuda a transformar e excretar substâncias residuais após a absorção dos nutrientes, mantendo o equilíbrio dos fluidos. Na acupuntura, o Meridiano do Intestino Grosso percorre desde a mão até o rosto, e pontos desse meridiano são usados para tratar questões relacionadas a intestino, pele e condições respiratórias, já que o Intestino Grosso está energeticamente ligado ao Pulmão.
No aspecto emocional, o Intestino Grosso está relacionado à capacidade de “deixar ir”. Desequilíbrios nesse meridiano podem manifestar-se como apego ao passado, tristeza ou melancolia. 

Já o Intestino Delgado tem a função de separar o “puro” do “impuro” nos alimentos e nos líquidos. Ele classifica o que é útil para o corpo e o que deve ser eliminado. Esse processo simbólico de separar o essencial do descartável também se aplica ao nível mental e emocional. O meridiano do Intestino Delgado também percorre outra região da mão até a cabeça e é muitas vezes ativado para tratar condições que envolvem a digestão, absorção de nutrientes e dores de cabeça.
No aspecto emocional, o Intestino Delgado está ligado à capacidade de discernimento e ao entendimento, ajudando na tomada de decisões e na clareza mental. 

Diante dos sinais e sintomas correspondentes, nas sessões de acupuntura, pontos ao longo dos meridianos do Intestino Grosso e Intestino Delgado são estimulados para equilibrar as funções, tanto no aspecto físico quanto emocional. Estes pontos ajudam a promover o fluxo adequado de energia e a aliviar desequilíbrios que possam causar sintomas físicos, como constipação, diarreia, desconforto abdominal, ou sintomas emocionais, como apego excessivo, confusão, dificuldade de tomar decisões. Influenciando diretamente na melhora da imunidade e do bem-estar do paciente. 

Você já sabia destas informações sobre o assunto?




Por Suellen do Espírito Santo
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Aromaterapeuta, Terapeuta Floral de Bach e Reikiana Nível Master

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para tratar as afta

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos pressão pois

Câimbras e Acupuntura

Quem já teve câimbra pelo menos uma vez sabe o quanto a dor é forte,  deixando muitas vezes a musculatura da região em questão dolorida. O número de pessoas que já experimentaram essa dor é grande e vem aumentando a cada dia devido aos inúmeros fatores que a provocam. Câimbras são contrações involuntárias musculares (espasmos) que se mantem por alguns segundos sobre vigorosa contração gerando dor momentânea intensa. Algumas medicações podem provoca-las, assim como a falta de água no organismo,  realização de atividade física intensa, temperatura ambiente baixa (frio), falta de algum nutriente ou problemas de saúde (Ex. má circulação sanguínea, problemas neurológicos, doenças do fígado). Existem pontos de acupuntura indicados para nutrir músculos e tendões proporcionando mais saúde a estas estruturas. A saúde dos músculos e tendões na Medicina Tradicional Chinesa está relacionada a energia do Fígado, é ele o responsável pela livre circulação de energia no corpo. O alongamento e/o