Pular para o conteúdo principal

Dez ações que desvitalizam

 Ações que desvitalizam tendem a drenar a energia, diminuir o bem-estar e afetar negativamente tanto o corpo quanto a mente. Aqui estão algumas delas:

1. Sedentarismo: A falta de atividade física pode levar à perda de energia, diminuição da circulação sanguínea e sensação de cansaço constante.

2. Alimentação Pouco Saudável: Consumir alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas, pode causar picos de energia seguidos por quedas bruscas, além de contribuir para a sensação de cansaço.

3. Sono Inadequado: Dormir pouco, em horários irregulares, ou ter um sono de má qualidade interfere na capacidade do corpo de se recuperar, levando à exaustão.

4. Estresse Crônico: Viver sob constante pressão e estresse, sem momentos de relaxamento, pode esgotar as energias físicas e mentais.

5. Uso Excessivo de Tecnologia: O uso prolongado de dispositivos eletrônicos, especialmente antes de dormir, pode afetar a qualidade do sono e causar fadiga ocular e mental.

6. Relacionamentos Tóxicos: Conviver com pessoas que trazem negatividade ou conflitos constantes pode drenar emocionalmente, diminuindo a vitalidade.

7. Falta de Hidratação: Não beber água suficiente ao longo do dia pode causar desidratação, o que afeta a concentração e a energia.

8. Ambientes Desorganizados ou Poluídos: Viver ou trabalhar em espaços desorganizados ou sujos pode criar uma sensação de caos, aumentando o estresse e diminuindo a vitalidade.

9. Procrastinação: O adiamento constante de tarefas importantes pode gerar frustração e um sentimento de esgotamento.

10. Excesso de Tarefas e Falta de Pausas: Trabalhar sem intervalos adequados, ou ter uma carga de trabalho excessiva, pode levar ao Burnout e à diminuição da energia geral.

Essas ações ou hábitos, se mantidos a longo prazo, podem ter um impacto negativo significativo na saúde e no bem-estar geral, mas o tratamento de acupuntura pode te ajudar a manter a clareza da mente e o relaxamento do corpo para superar os desafios da vida.



Por Suellen do Espírito Santo

Pós-graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior,

Aromaterapeuta, Terapeuta Floral de Bach e Reikiana Nível Master

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para tratar as afta

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos pressão pois

Câimbras e Acupuntura

Quem já teve câimbra pelo menos uma vez sabe o quanto a dor é forte,  deixando muitas vezes a musculatura da região em questão dolorida. O número de pessoas que já experimentaram essa dor é grande e vem aumentando a cada dia devido aos inúmeros fatores que a provocam. Câimbras são contrações involuntárias musculares (espasmos) que se mantem por alguns segundos sobre vigorosa contração gerando dor momentânea intensa. Algumas medicações podem provoca-las, assim como a falta de água no organismo,  realização de atividade física intensa, temperatura ambiente baixa (frio), falta de algum nutriente ou problemas de saúde (Ex. má circulação sanguínea, problemas neurológicos, doenças do fígado). Existem pontos de acupuntura indicados para nutrir músculos e tendões proporcionando mais saúde a estas estruturas. A saúde dos músculos e tendões na Medicina Tradicional Chinesa está relacionada a energia do Fígado, é ele o responsável pela livre circulação de energia no corpo. O alongamento e/o