Pular para o conteúdo principal

"O meu médico solicitou 10 sessões de acupuntura".

 É formidável ver os médicos de várias especialidades (ortopedistas, psiquiatras, obstetras, ginecologistas, pediatras, etc) indicando o tratamento de acupuntura como tratamento complementar aos tratamentos médicos já iniciados. Isso significa que cada vez mais estudos científicos vem sendo realizados que comprovam os excelentes resultados da acupuntura como prática integrativa complementar, para pessoas de todas as idades (de bebês à idosos).

Dez sessões de acupuntura é a média de sessões indicadas pelos médicos, mas temos que lembrar que cada pessoa é única: Tem pacientes que vão precisar mais do que 10 sessões para melhorar, e isso não significa que o acupunturista não é um bom profissional, pois, outros pacientes vão necessitar de menos sessões. É necessário uma frequência regular entre as sessões e a melhora é progressiva. 
A avaliação feita pelo acupunturista é diferente da avaliação realizada pelos médicos, sempre leva em conta o aspecto físico, mental e emocional do paciente, e uma avaliação não substitui a outra e nem vice-versa. 

Querido paciente:
Você está cumprindo todas as recomendações? Você realmente está confiando no seu processo de cura? Você está fazendo tudo que tem que ser feito da forma com que é solicitada? Você falta ou remarca as suas sessões com frequência? 
Se a sua resposta foi "sim" a todas as perguntas, exceto para a última, tenha paciência consigo mesmo, você pode demorar um pouco mais para reagir e para o seu corpo relaxar da forma com que é esperado. Analise os seus pensamentos, os seus sentimentos, as suas ações e os seus hábitos. Decisões precisam ser tomadas, mudanças precisam ser feitas. Não tem como mudar sem autoconhecimento, por isso é muito comum a acupuntura ter indicação também dos psicólogos e vice-versa. Esteja disposto a abrir a mente e olhar a vida por uma outra perspectiva, pois isso também influencia na sua melhora. 
O trabalho multiprofissional agrega mais ferramentas para o paciente alcançar os seus objetivos. 

Importante:
Não é necessário a indicação de nenhum outro profissional e nem esperar ter incomodos físicos/emocionais para iniciar o tratamento de acupuntura, agindo na prevenção e manutenção do bem-estar.


Por Suellen do Espírito Santo
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior
Terapeuta Floral de Bach, Aromaterapeuta e Reikiana Nível Master

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para tratar as afta

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos pressão pois

Tratando Hemorroida com Acupuntura

Você sabia que a hemorroida pode ser tratada com acupuntura? A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a cura de 77% dos casos de acupuntura e moxabustão no tratamento promovendo grande eficácia no alívio da dor e inchaço em poucas sessões. Hemorroida é a dilatação ou inflamação de um vaso (veia/artéria) na região anal, podendo ser classificada como interna ou externa.  Possíveis sintomas:  Dor,  Sangramento,  Coceira,  Sangue nas fezes,  Dor abdominal,  Dificuldade ao evacuar,  Fezes endurecidas. Normalmente, a hemorroida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é proveniente de desequilíbrios no meridiano Baço-Pâncreas (yang ou Qi deficiente), já que o mesmo é responsável por manter o sangue (xue) dentro dos vasos. Não há a necessidade de ser utilizados pontos no local da lesão, o tratamento é feito por pontos distantes e auriculoterapia. O principio geral consiste no fato de que quanto mais distante um ponto se localizar ao longo do meridiano maior influência s