Pular para o conteúdo principal

Valorize a ciência, valorize a vida!

Diante de um cenário atual tão triste de pandemia, um dia após renovada as nossas esperanças, em que foi autorizada a vacinação no Brasil, aumentaram ainda mais as "piadinhas" e "memes" preconceituosos quanto a vacina "chinesa", se referindo a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, isso quer dizer que a matéria prima veio da China, mas a vacina é brasileira.

Dando a entender que tudo que vem da China não teria a mesma qualidade e colocando em dúvida a segurança e eficácia da vacinação, já que o vírus e a pandemia surgiram na China. O que é um apontamento lamentável sobre vários aspectos, instigando inclusive a não vacinação.

Quantas pessoas morreram mundialmente nessa pandemia, outras apresentaram sequelas ou sofreram em um leito de UTI, o sistema de saúde de Manaus entrou em colapso, quanto medo e sofrimento que ainda foi mais inflado por notícias falsas, aumentando ainda mais os índices de ansiedade e depressão.

Vocês sabiam que grande parte dos insumos (matéria prima) para a produção de medicamentos aqui no Brasil vem da China? Você sabe da onde veio as suas roupas ou o seu smartphone? São de qualidade inferior? Inclusive o chá que você compra, também foi criado na China.

A Medicina Tradicional Chinesa, tem mais de 5 mil anos, e se não fizesse efeito, não existiria até hoje, é um tratamento natural que estimula hábitos saudáveis com seus efeitos reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde, com vários artigos científicos publicados. 

A Medicina Ocidental e a Medicina Chinesa andam de mãos dadas, ambas possuem importância na vida das pessoas de todas as idades, com diagnósticos diferentes, proporcionando saúde, bem-estar e qualidade de vida com visões diferentes sobre o paciente que se complementam. Não existe melhor ou pior. Acupunturistas possuem o seu papel, assim como os médicos. Para saber mais, como a acupuntura pode ajudar, acesse: Acupuntura Preventiva e Pós COVID-19

Não é necessário ser médico para ser acupunturista, mas é necessário sim, muito estudo, empenho e dedicação.  Existem acupunturistas-médicos? Claro que sim, porém poucos médicos exercem a acupuntura (Medicina Chinesa), pois pouco convém financeiramente.

Historicamente, o mundo passou por várias pandemias, algumas delas, como a conhecida gripe espanhola pois foi a imprensa espanhola que divulgou a situação, até hoje não sabemos onde surgiu essa outra pandemia, os primeiros casos apareceram nos Estados Unidos e mesmo assim, os Estados Unidos e o seu povo não foi julgado/ menosprezado. 

O povo chinês não tem culpa, e a vacina é BRASILEIRA.

Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...