Diante de um cenário atual tão triste de pandemia, um dia após renovada as nossas esperanças, em que foi autorizada a vacinação no Brasil, aumentaram ainda mais as "piadinhas" e "memes" preconceituosos quanto a vacina "chinesa", se referindo a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, isso quer dizer que a matéria prima veio da China, mas a vacina é brasileira.
Dando a entender que tudo que vem da China não teria a mesma qualidade e colocando em dúvida a segurança e eficácia da vacinação, já que o vírus e a pandemia surgiram na China. O que é um apontamento lamentável sobre vários aspectos, instigando inclusive a não vacinação.
Quantas pessoas morreram mundialmente nessa pandemia, outras apresentaram sequelas ou sofreram em um leito de UTI, o sistema de saúde de Manaus entrou em colapso, quanto medo e sofrimento que ainda foi mais inflado por notícias falsas, aumentando ainda mais os índices de ansiedade e depressão.
Vocês sabiam que grande parte dos insumos (matéria prima) para a produção de medicamentos aqui no Brasil vem da China? Você sabe da onde veio as suas roupas ou o seu smartphone? São de qualidade inferior? Inclusive o chá que você compra, também foi criado na China.
A Medicina Tradicional Chinesa, tem mais de 5 mil anos, e se não fizesse efeito, não existiria até hoje, é um tratamento natural que estimula hábitos saudáveis com seus efeitos reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde, com vários artigos científicos publicados.
A Medicina Ocidental e a Medicina Chinesa andam de mãos dadas, ambas possuem importância na vida das pessoas de todas as idades, com diagnósticos diferentes, proporcionando saúde, bem-estar e qualidade de vida com visões diferentes sobre o paciente que se complementam. Não existe melhor ou pior. Acupunturistas possuem o seu papel, assim como os médicos. Para saber mais, como a acupuntura pode ajudar, acesse: Acupuntura Preventiva e Pós COVID-19
Não é necessário ser médico para ser acupunturista, mas é necessário sim, muito estudo, empenho e dedicação. Existem acupunturistas-médicos? Claro que sim, porém poucos médicos exercem a acupuntura (Medicina Chinesa), pois pouco convém financeiramente.
Historicamente, o mundo passou por várias pandemias, algumas delas, como a conhecida gripe espanhola pois foi a imprensa espanhola que divulgou a situação, até hoje não sabemos onde surgiu essa outra pandemia, os primeiros casos apareceram nos Estados Unidos e mesmo assim, os Estados Unidos e o seu povo não foi julgado/ menosprezado.
O povo chinês não tem culpa, e a vacina é BRASILEIRA.
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior


Comentários
Postar um comentário