Pular para o conteúdo principal

Tratando Problemas Digestivos

Além da necessidade de adequar os hábitos alimentares, os problemas digestivos (gastrointestinais) também são causados por estresse, ansiedade, preocupação ou excesso de trabalho mental, gerando desconfortos, dores, azia, gastrite, úlceras, etc.

Sabe aquela sensação de "engasgo ou bolo na garganta" que o faz perder a fome? Muitas vezes se trata de uma frustração, aquele choro que você não expressou, "o sapo que você engoliu" é o seu sentimento reprimido. Aquela sensação de "frio na barriga" que a pessoa ansiosa tem, se refere ao medo ou apreensão do que está por vir.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a frustração e a tristeza afetam o pulmão e os intestinos, causando problemas respiratórios, digestivos e intestinais, pois você "não digeriu" aquela situação desagradável, fazendo o seu corpo responder desta forma.

A digestão é responsabilidade do chakra plexo solar, quando o seu querer entra em conflito com o seu poder pessoal, esse chakra se desequilibra.

Ah! Também não podemos esquecer que a saúde intestinal é fundamental para que os hormônios responsáveis por proporcionar a sensação de prazer e bem-estar sejam produzidos e estimulados no cérebro. 

É comprovado cientificamente que a acupuntura diminui os níveis de cortisol e adrenalina, além de aumentar a circulação sanguínea e os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e motivação no nosso dia a dia,  relaxa a musculatura, fazendo as energias fluírem livremente, e consequentemente, o corpo funcionar de forma plena. A melhora dos sinais e sintomas são sentidos a partir da primeira sessão de atendimento, reduzindo o calor interno e sensação de queimação, mas como todo tratamento, a melhora é sempre progressiva.

Sugiro que para saber mais sobre o assunto acesse: Alerta: stress demais faz o seu corpo adoecer da Revista Máxima, do qual colaborei com uma pequena consultoria e, por isso, meu nome é citado e Acupuntura no combate ao estresse e a ansiedade

Você é o todo: corpo, mente e emoções.

Agende a sua sessão. O nosso tratamento completo inclui acupuntura, reiki, aromaterapia e indicação de floral de Bach na mesma sessão.



Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Mestre Reiki, Aromaterapeuta, Terapeuta floral
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...

Tratando Sangramento Nasal (Epistaxe) com Acupuntura

Ultimamente vivemos dias de muita secura e poluição aqui na cidade de São Paulo, favorecendo a frequência de sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, em pessoas de todas as idades. Os sangramentos nasais consideradas frequentes são aqueles que ocorrem mais de uma vez por semana.  A maioria dos sangramentos nasais são provenientes da parte anterior do nariz e são facilmente controláveis. O nariz possui inúmeros vasos sanguíneos  que podem ser facilmente danificados por:  Climas secos, Poluição, Traumas no nariz, Remédios nasais utilizados frequentemente, Alergia, sinusite, resfriado e rinite: Causam coceira e obstrução nasal, o que favorece o cutucar, coçar e assoar fortemente gerando ruptura dos vasos do nariz. Em caso de sangramento nasal: Mantenha a calma; Não incline a cabeça para trás; Coloque gelo no nariz: gera a vasoconstrição dos veias fazendo o sangramento parar; Enquanto isso, respire pela boca. Quando a hemorragia na...

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos...