Hoje em uma conversa entre um grupo de pessoas no metrô, eu escutei uma mulher dizendo que auriculoterapia é diferente de acupuntura. Que auriculoterapia diz respeito a reflexologia, que se refere à pés e orelhas; diferente da acupuntura que trabalha pontos; pois, segundo ela, se você tem dor na coluna a acupuntura trabalha "pontos" na coluna para a pessoa melhorar.
Ao escutar tais afirmações, percebi o quanto tais conceitos eram errôneos. Vou esclarecer:
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é composta por várias técnicas: acupuntura sistêmica, moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia, etc. Popularmente, aqui no Ocidente, as pessoas se referem a MTC como Acupuntura. Todas as técnicas são compostas por pontos de energia que ao serem estimulados promovem o equilíbrio dos meridianos e conseqüentemente a manutenção da saúde. Temos vários microssistemas no nosso corpo, onde podemos encontrar em cada um deles pontos pertencentes a cada meridiano (com seu respectivo órgão e viscera). Exemplo: mãos, orelhas, coluna, pés, etc. Isso quer dizer que, se você tem dor na coluna, nem sempre precisamos colocar pontos no local de dor, existem pontos correspondentes nas mãos, nos pés, nas orelhas.
Ao mesmo tempo, os ouvintes da explicação dessa mulher questionavam o uso de chás como forma de medicamento natural, perguntando a ela: "Será que é isso mesmo? Da onde tiraram isso?"
Isso vem das tradições indígenas, da cultura milenar chineses, onde não existia (ou existe) indústrias farmacêuticas.
Não é o paciente que escolhe a técnica de acupuntura a ser utilizada, é o acupunturista que avalia e pode dar opções das técnicas que é mais eficaz para aquele paciente (avaliação e tratamento individualizado).
Por favor, parem com modismos. Muita gente vê atletas utilizando ventosas, ventosaterapia, mas não sabe por qual motivo, e mesmo assim os copia. Sem nem ao menos saber onde devem ser colocadas e como aplicar.
A mesma mulher também falou que auriculoterapia dói porque fura a orelha.
Será mesmo? Qual dói? Cada pessoa é unica e tem percepções diferentes, com limiares diferentes de dor. Existem várias agulhas que podem ser usadas, inclusive agulhas semipermanentes que ficam por dias no local. Mas também existem métodos não invasivos que são incolores, que não furam a orelha, como por exemplo: sementes, cristais e stipers.
E aí também teve a seguinte pergunta, feita por um dos ouvintes: Acupuntura funciona? E a mulher não soube responder.
Claro que acupuntura funciona! É uma técnica milenar que existe até hoje exatamente porque funciona. Principalmente quando as recomendações do acupunturista são levadas a sério, quando o atendimento é realizado com dedicação, atenção e todo tempo necessário, quando o paciente faz a sua parte e realiza as sessões até o final do tratamento.
Vivemos em um mundo cheio de "achismos", o que não significa ter pensamento crítico.
Por favor estude, pesquise, agregue conhecimento, não se contente com assuntos superficiais, só assim o pensamento crítico poderá ser formado.
![]() |
| Imagem: Arquivo Pessoal |
![]() |
| Imagem: Arquivo Pessoal |
Por Suellen do Espirito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura



Comentários
Postar um comentário