Pular para o conteúdo principal

Iniciativa, Coragem, Dúvida e Indecisão

Conforme escrevi na postagem anterior: "a dúvida e a incapacidade de tomar decisões, na MTC, é característico da falta de energia da Vesícula Biliar. Portanto, pare de culpar o pobre coração!"

Bom, a partir daí recebi várias mensagens perguntando "Como assim?" e dizendo "Continua explicando por favor", "Continua a postagem". Então, continuando.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a Vesícula-Biliar (VB) controla e mantém a saúde dos tendões (é classificado como uma víscera de natureza yang), é o acoplado do Fígado (órgão de natureza yin), pois yin e yang se completam na Teoria do Tao, juntos pertencem e representam o elemento madeira na Teoria dos Cinco Elementos. Portando, Fígado e Vesícula-Biliar são considerados parceiros.

O Fígado tem a função de controlar o planejamento da vida, a organização, é responsável em nutrir o sangue. Já a Vesícula-Biliar regula a energia (o Qi), o que possibilita movimentos ágeis adequados às necessidades.
A Vesícula Biliar abriga a iniciativa, a decisão e a coragem. Portanto, a grande maioria das pessoas que passaram por procedimento cirúrgico para a retirada deste órgão (Colelitíase) tem a tendência a ser indeciso, ter menos coragem e iniciativa, ter dúvidas frequentes, já que a falta da Vesícula-Biliar gera a tendência de deficiência no meridiano correspondente a ele e excesso de energia no meridiano do Fígado, podendo tornar o individuo mais irritado.

Assim como na Medicina Ocidental, a MTC reconhece também a sua função de armazenar a Bile (Thing Zi), que se forma a partir do excedente do Fígado e depois é levada aos intestinos para facilitar a digestão. Por esse motivo, a VB também é considerada um órgão extraordinário pois não armazena impurezas como alimentos ou produtos de excreção.

A acupuntura tem a função de harmonizar os meridianos podendo ajudar na melhora do planejamento de vida, da iniciativa, da coragem, do poder de decisão, diminuir a irritabilidade, etc. Já que tudo isso é tão necessário no nosso cotidiano e cada vez é mais cobrado dentro do mercado de trabalho.


Imagem: Arquivo Pessoal


.
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação na Reportagem "Longe do Stress" da Revista Máxima

Foi com grande satisfação que participei de uma pequena consultoria para a reportagem "Saúde em Destaque - Longe do Stress" da Revista Máxima nas páginas 20 e 21 (dezembro 2015, ano 6, número 7, Edição 67 - Editora Caras) respondendo algumas perguntas sobre acupuntura. Para conhecimento, abaixo está a imagem da matéria em que meu nome é citado como especialista em Medicina Tradicional Chinesa juntamente com outros profissionais de outras áreas, explicando os efeitos do stress no corpo (página 21). Imagem: Chamada de capa referente a reportagem "6 sinais do stress e dicas para contra-atacar rapidamente" Imagem: Saúde em Destaque - Reportagem: "Longe do Stress" (páginas 20 e 21). Imagem: Parte da reportagem em que meu nome é citado. A revista está nas bancas! E a acupuntura aos poucos vai ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento. Por Suellen do Espírito Santo Profissional de Educação Física Pós-Graduada em Acupuntura

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para trata...