Os enjoos ou náuseas são os termos utilizados para descrever a sensação de que o indivíduo irá vomitar. Já o vômito, é o ato de expelir o conteúdo do Estômago pela boca.
O enjoo e o vômito sempre estão associados a outros sinais e sintomas, que devem ser levados em consideração, além das respostas da ficha de anamnese, análise de pulso e aspectos da língua, fechando o diagnóstico do acupunturista.
É importante lembrarmos que o diagnóstico do acupunturista não é igual ao diagnóstico médico, tratamos com Medicina Tradicional Chinesa, já o médico utiliza a medicina ocidental.
Podem estar associados a TPM (Tensão Pré-Menstrual), a gravidez, problemas digestórios, tonturas, dores de cabeça, diarreia, ansiedade, estresse, esforços intensos, ingestão em excesso de alimentos, cheiro e/ou visões repugnantes, ressacas, medicamentos, problemas de equilíbrio (como enjoo em transportes), etc.
Para tratamentos com acupressura (também conhecida como acupressão, que consiste na massagem feita com pressões nos pontos usados na acupuntura, sem a utilização de agulhas) é reconhecido a melhora em 20% dos casos para tratamento de enjoo na gestação e amamentação. Se mostrando evidente a eficácia do uso da moxa.
O enjoo e o vômito diz respeito ao elemento Terra, relacionado ao desequilíbrio dos meridianos do Estômago e Baço-Pâncreas. Existem pontos específicos e eficazes para todas as situações.
A acupuntura age na causa do problema, muitas vezes o enjoo e o vômito são sintomas. No momento em que a causa é tratada os sintomas desaparecem. É um tratamento natural e sem efeitos colaterais, não indicamos medicamentos.
Imagem: arquivo pessoal
Por Suellen do Espírito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura
Comentários
Postar um comentário